Atenção estudantes do Ensino Médio, veja essa oportunidade

Os alunos interessados poderão procurar pelos professores nas Escolas- mesmo durante a Greve- para orientá-los

“O Ministério da Educação (MEC), em parceria com o Unicef e todas as secretarias de Estado de Educação, vai selecionar 27 estudantes do ensino médio com idades entre 14 e 17 anos, matriculados na rede pública escolar do Brasil, para participarem da 3ª edição do Projeto Parlamento Juvenil do Mercosul.

Para concorrer às vagas, os candidatos terão que redigir um texto narrativo intitulado “Memórias de Estudante” com no mínimo uma lauda e no máximo três, sob a orientação de um professor de Língua Portuguesa. O material deverá conter ações desenvolvidas no âmbito de representação estudantil a partir de vivências relacionadas à inclusão educativa, jovens no mundo do trabalho, participação cidadã e direitos humanos.

O texto deverá ser entregue na Avenida César Hilal, sala 302, 3º andar, 1.111, em Santa Lúcia, Vitória, ou enviado pelos Correios com o CEP: 29056-085, juntamente com a ficha de inscrição até o dia 12 maio, para Assessoria Especial de Currículo, sob os cuidados do técnico educacional, Everaldo Simões.

“Como verdadeiros cidadãos conscientes, os estudantes devem participar efetivamente desses eventos, pois o protagonismo juvenil é a força que futuramente irá contribuir para a transformação do rumo politico do Brasil e, consequentemente, da educação da rede pública do Espírito Santo”, salientou Everaldo Simões.

Nesta primeira etapa serão escolhidos apenas três alunos, sendo um do sexo masculino, um do sexo feminino e um jovem que represente a diversidade brasileira, composta por negros, indígenas, moradores de comunidades populares, áreas rurais e portadores de deficiência.

Uma comissão de professores especialistas da Unidade Central da Sedu fará a escolha dos estudantes que irão disputar a etapa nacional, que acontecerá em Vitória de 04 a 07 de julho, realizada pelo MEC. A lista com o nome dos classificados será divulgada no dia 14 maio de maio, no site da Sedu e por meio das Superintendências Regionais de Educação (SRE).
Desta vez serão selecionados 27 estudantes, sendo um de cada estado, para representar o Brasil ao lado de alunos da Argentina, Uruguai, Paraguai, Bolívia, Chile e Venezuela, com o objetivo de discutir temáticas de interesse comum entre os países do Mercosul.
Na primeira edição do projeto, ocorrida em 2010 e com duração de dois anos, os alunos selecionados representaram o Brasil em diversos encontros nacionais e internacionais, como, por exemplo, na capital Montevidéu, no Uruguai. Os estudantes produziram um documento em conjunto com alunos de outros países membros do Parlamento do Mercosul para debater ações e assuntos referentes à educação na contemporaneidade.”

fonte : www.educacao.es.gov.br/