Confiram mais fotos da Culminância do Projeto PROEMI da escola professora “Ana Portela de Sá”


Redação Vila Notícias

Por Eliana do Nascimento

O Programa “Ensino Médio Inovador” foi implementado em 2009, porém a escola EEEFM” Professora Ana Portela de Sá fez adesão,  no ano de 2013.  O projeto trabalhou com 05 macrocampos, sendo eles: Produção e Fruição da Artes, Leitura e Letramento, Iniciação Científica e Pesquisa, Acompanhamento Pedagógico e Participação estudantil e todo o  trabalho foi coordenado  pela Professora  articuladora Marluce Furtado de Oliveira Moronari, que acompanhou os professores  na realização das atividades durante o ano de 2014, e muitas delas foram trabalhadas  através dos projetos interdisciplinares.

Mais do que trabalhar os conteúdos  o programa  visa desenvolver habilidade e competências tão  exigidas  na sociedade do século XXI, como trabalho em equipe de forma  colaborativa, iniciativa na resolução  de problemas, bem como  expressar – se em diversas  linguagens.

O evento foi aberto por volta das 12 horas e 30 minutos de forma solene com a execução do hino nacional e do ES e com a fala da gestão da escola, da representante do Projeto PROEMI (SRE) e da professora articuladora da unidade escolar.

Toda programação aconteceu no Ginásio de Esportes de Vila Pavão, ES e o local ficou repleto de produções como: Releituras de obras, autorretratos, macrofotografias, livro de poesias, experimentos de físicas, desafios matemáticos,  amostras de DNA. Os coordenadores do evento ressaltaram que todo o trabalho  foi realizado  pelos  alunos e professores da escola.  E neste mesmo espaço as 3ª séries do ensino médio aproveitaram para vender comidas típicas das respectivas culturas: italiana, pomerana e africana, com o objetivo de angariar fundos para a realizaram um momento festivo com a turma ao final das atividades letivas.

As animações culturais também foi um atrativo durante toda a programação. Muitas apresentações musicais, danças, recital de poemas, capoeira,  teatro, cup song , além  da dança Afrozumba,  orientada pela professora Lucilene,  que animou os educandos  professores e até pessoas da SRE  de Nova Venécia, entre outros visitantes.

O evento contou também com  a participação da Escola Municipal  de Todos os Santos “CMEA Lúzia Souza Barros com  apresentação de uma dança afro que foi desenvolvida  no  projeto mais educação.

Representantes das unidades escolares do município marcaram presença no evento, como: diretor do CEIER, CMEAs Agustinho Batista Veloso e de Todos os Santos, SRE de  Nova Venécia, além dos  professores da rede municipal  e estadual de Vila Pavão.

O evento continuou durante a noite e encerrou – se por volta das 22 horas com uma a  apresentação de uma roda de capoeira, representando principalmente a  cultura afro,   em homenagem ao dia Nacional da Consciência Negra, (20/11).

O dia representou o momento de culminância do programa, sendo a oportunidade da escola e alunos  de apresentarem para a comunidade  escolar o resultado das atividades  desenvolvidas  durante o ano letivo.

Segundo a pedagoga o dia  foi   muito aguardado  pelos alunos e profissionais da escola e preparado  com muito carinho  para  atender  toda comunidade escolar e demais visitantes.

  • IMG_0510
    IMG_0533
    IMG_0537
    IMG_0538
  • IMG_0539
    IMG_0557
    IMG_0572
    IMG_0589
  • IMG_0633
    IMG_0661
    IMG_0671
    IMG_0680
  • IMG_0707
    IMG_0712
    IMG_0726
    IMG_0757
  • IMG_0765
    IMG_0794