Defesa Civil emite alerta de inundação e deslizamento. Chuva deve continuar no domingo

No norte do Espírito Santo, os Vales do Rio Doce e do Jequitinhonha vão continuar com muita nebulosidade e chuva a qualquer hora

Água da chuva ja transborda na barragem do Córrego Socorro

Barragem no  Córrego Socorro já transborda. Foto: Compartilhamento Whatsapp

A chuva continua em todo o Espírito Santo neste sábado (2), e a Defesa Civil emitiu, nesta manhã, alertas de possíveis inundações, deslizamento e rolamento de blocos em municípios do Estado.

De acordo com informações do órgão há riscos para Vila Velha, Vitória, Serra, Afonso Cláudio, Santa Leopoldina, Santa Maria de Jetibá, Laranja da Terra, Itarana e Castelo.

Segundo a Defesa Civil, Santa Maria de Jetibá foi o município com o maior acumulado de chuva, com um total de 113,73 milímetros. Em seguida aparece Afonso Cláudio e Vitória, com 111,38 e 110,31 milímetros.

A previsão é de chuva volumosa até a próxima terça-feira (5), podendo causar alagamentos, transbordamentos e até deslizamentos de terra, por causa da chuva recorrente no estado nos últimos dias.

Grandes volumes de chuva, entre 100 e 200 mm em 5 dias, devem ser acumulados em diversas áreas do Espírito Santo, inclusive em Vitória.

Em Vila Pavão choveu forte durante toda a noite desta sexta-feira (01). A chuva continua moderada. Até o momento, não há nenhum registro de alagamentos ou queda de barreiras.

Levantamento da Defesa Civil

Alamentos e queda de barreira em várias partes do ES

Alamentos e queda de barreira em várias partes do ES

A Defesa Civil registrou a queda de muro sobre uma casa no bairro Nova Carapina I, na Serra. Não houve vítimas.

Na região de Cachoeiro de Itapemirim, no Sul do Espírito Santo, foram registradas quatro casas em risco nos bairros Gilson Carone, Vila Rica e Baiminas. Além disso, foram registrados quatro desabamentos de muro nos bairros Gilson Carone, Otton Marins, Amaral e Nossa Senhora da Penha. O órgão informou também que três casas ficaram alagadas, sendo duas no bairro Zumbi e uma no bairro Bom Pastor. Houve o registro de quatro pistas danificadas e dois deslizamentos.

Em Muniz Freire, no Sul do estado, foi registrado quatro famílias desalojadas e três desabrigadas. No município de Iconha, duas famílias foram retiradas de casa devido ao risco de rolamento de pedras, e encaminhadas para um abrigo. Uma casa foi interditada no bairro Barra do Itapemirim por causa de infiltrações. Foi registrada uma família desalojada. Em Fundão, também há uma família desabrigada por conta dos telhados da casa que começaram a ceder com goteiras.

No município de Viana teve queda de muro de uma casa sobre a proprietária, em Nova Bethânia. Em Cariacica, um muro também caiu. Em Domingos Martins, pedras rolaram na BR-262, após a ponte da Macumba, no sentido Belo Horizonte.

Por volta de 11 horas, a Defesa Civil informou que equipes municipais estão em campo. Os pluviômetros da Capital registraram um acumulado de 182mm em 24h e 246mm em 4 dias. Diante deste cenário, foi emitido um alerta para risco de deslizamento e rolamento de blocos para toda a cidade. O órgão informou que todas as secretarias que tem interface com o Plano de Contingência estão operando em regime de Plantão 24h.

A Região Sudeste do Brasil terá mais chuva neste domingo (3), com a persistência e a formação de novas áreas de instabilidade, de acordo com o instituto Climatempo. Por outro lado, em quase todo o litoral e em Vitória, São Paulo e Rio de Janeiro, a possibilidade de chuva diminui.

Segundo o Climatempo, grande parte do Sudeste terá períodos de sol e faz calor. Com a alta umidade, o aquecimento e a chegada de mais instabilidades, as pancadas de chuva retornam com raios a partir da tarde pelo interior de São Paulo, por quase todo o estado de Minas Gerais, inclusive na Grande Belo Horizonte, interior do Rio de Janeiro e do Espírito Santo.

Ainda o norte do Espírito Santo, os Vales do Rio Doce e do Jequitinhonha vão continuar com muita nebulosidade e chuva a qualquer hora. Também permanece o risco de chuva forte.

As praias do Sudeste terão um domingo com muitas nuvens, alguns períodos com sol e a possibilidade de chuva é pequena.

Queda de barreira interdita pista e, Domingos Martins

A queda de uma barreira deixou a pista parcialmente interditada neste sábado (2), na BR 262, em Domingos Martins. De acordo com informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), os motoristas precisaram ter atenção na região entre Vitor Hugo e Pedra Azul.

Clique aqui e curta nossa página no Facebook.

Fonte: Plantão da Defesa Civil.