Mais de 400 pais são capacitados, antes de SGT Eliseu sair para fazer curso de Formação de Carreira

O militar ficará durante o próximo mês realizando o curso em Vitória

Formatura do dia 04 de junho, Paulista

Formatura do dia 04 de junho, Paulista

Depois de ter acontecido uma formatura em Vila Paulista, dia 04 de junho, onde foram capacitados 146 crianças e adolescentes e 54 pais das Escolas Antônio Cirilo, no Denzol; Santo Antônio, em Vila Santo Antonio; Itá, Aladim Silvestre, em Monte Sinai e nas  escolas Ascendina Feitosa e Elizabeth Trzoseki em Vila Paulista. Evento que reuniu mais de 500 pessoas na Praça do Vila. Nesta sexta feira, 25 de julho, mais uma turma de Pais foram capacitados com o curso PROERD / PAIS, desta vez,  foi o Córrego  do Sapucaia que fica na localizada na região, comunidade que foi atendida  pelo Sargento   Eliseu. Esta já é a 9ª comunidade que foi atendida pelo programa educacional de resistência às drogas, totalizando mais de 400 pais formados.

Ver fotos abaixo:

O PROERD é uma adaptação do Dare (Drug Abuse Resistence Education), iniciado em 1983 na cidade de Los Angeles, foi apresentado posteriormente pela Embaixada dos EUA, para as Polícias Civil e Militar do Estado do Rio de Janeiro, que então passaram a desenvolvê-lo em nosso país.

No Brasil, o Dare recebe a denominação de PROERD – Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência, porém recebeu adequações necessárias à nossa cultura, contudo, mantendo a metodologia original.

O programa consiste numa ação conjunta entre o policial militar, devidamente capacitado, educadores, pais e comunidades, no sentido de prevenir e reduzir o uso indevido de drogas entre crianças e adolescentes, além de estabelecer uma relação de confiança entre as partes.

PROERD é voltado para alunos do Ensino Fundamental, do 5º ano, com idades entre 9 a 12 anos e do 7° ano, com idades entre 12 a 16 anos. Crianças e adolescentes participam de aulas lúdicas e técnicas educacionais, ministradas nas escolas por instrutores militares, a fim de que aprendam a resistir às pressões e dizer não às drogas e à violência.” Sargento Eliseu.

Em toda a região de Vila  Paulista desde que o PROERD foi implantado nas comunidades,  esta já é a 9ª comunidade que foi atendida, totalizando mais de 400 pais capacitados com o programa.

A comunidade ficou muito feliz com a realização do curso. “as comunidades estão precisando de ações como esta para que tenham mais informações e proximidade com as instituições públicas.”  Pontuou o Presidente da Associaçao Sr. Evaldo

O Sargento Eliseu se sente realizado por que além desta formatura, neste ano já foram capacitados  146 alunos do 5° ano sendo atendidas 07 turmas em 06 escolas públicas da região, conforme citado no início.

Projeto Bom de Bola de Vila Paulista

Projeto Bom de Bola de Vila Paulista

É importante lembrar também que o Destacamento da Polícia Militar de Vila Paulista, têm realizado outras ações de combate às drogas na região, (principalmente pelo SGT Eliseu), como por exemplo o Projeto “ Bom de Bola, Bom na escola”, que envolve toda a comunidade; as palestras de incentivo ao não uso de drogas, realizadas nas Escolas. Até mesmo ações de assistência social, o sargento  e parceiros,  vêm realizando, como é o caso do acompanhamento médico que  senhor Francisco de Amorim Martins, morador do Córrego da Boa Vista  da Dourada está recebendo  há mais de um ano.

Ainda vale lembrar que o índice de violência na comunidade  de Vila Paulista reduziu bastante.

DSC06051 DSC06041 DSC06029 DSC06019 DSC06016 DSC06014 DSC06010 DSC06009