Obra de construção da unidade de transbordo de Vila Pavão avança

Ação atende Termo de Compromisso Ambiental firmado com o Ministério Publico e IEMA

Avança a construção da unidade de transbordo do município

Obra de construção da unidade de transbordo do município

O município de Vila Pavão está empenhado em dar uma destinação correta ao lixo produzido na cidade. Além de implantar a Coleta Seletiva, a fim de diminuir o volume de materiais despejados na natureza através da triagem dos resíduos sólidos,  encarregou-se da adequação do lixão para aterro controlado. Recentemente  a área foi cercada corretamente e implantados drenos para o controle de gases e manutenção da área sempre que necessário.

Junto a isto, o processo para contratação de empresa para recolher o lixo e levá-lo para aterro sanitário foi iniciado e está em andamento.

Unidade de transbordo

Plantas da unidade de transbordo

Plantas da unidade de transbordo

Outra ação importante que está sendo executada pelo Governo Municipal  é a construção da unidade de transbordo, cujas obras, avançaram bastante nos últimos dias. Com a implantação do sistema, os resíduos coletados dos domicílios e comércios da cidade de Vila Pavão,  não aproveitados pelos catadores por meio da Coleta Seletiva, serão  transferidos dos caminhões coletores diretamente para contêineres que depois serão transportados para um dos aterros sanitários do Estado.  Com a mudança, os resíduos não terão nenhum contato com o solo, o que reduzirá bastante os impactos ambientais gerados no meio ambiente.

“Após a unidade de transbordo entrar em funcionamento, o município deixará de ter aterro controlado, vez que, os resíduos não aproveitados serão depositados em aterro sanitário fora do município. Já com relação  à área  que  atualmente abriga o aterro controlado, o município viabilizará a contratação de uma empresa especializada para elaborar o Projeto de Recuperação de Área  Degradada (PRAD). Dessa forma o município de Vila Pavão atende o Termo de  Compromisso Ambiental firmado com o Ministério Publico e IEMA“, destacou o secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente José Henrique Martins.

Clique aqui e curta nossa página no Facebook