Praça Rica realiza com sucesso a Gingebijrfest 2017

A Gingebijrfest é o único evento cultural do município que nos últimos anos não sofreu interrupção

O ponto alto do evento foram as apresentações dos grupos folclóricos do município

Ponto alto da programação.  Apresentação dos grupos folclóricos do município

A comunidade de Praça Rica, uma das mais pomeranas de Vila Pavão, realizou com sucesso no último sábado, dia 25 de novembro a já tradicional Gingebijrfest edição 2017.

O evento de caráter educativo e cultural, criado em 1993 é realizado anualmente pelo CMEA Praça Rica, num trabalho conjunto entre equipe escolar e comunidade local, que visa preservar traços da cultura pomerana.

A Gingebijrfest é o único evento cultural do município que nos últimos anos não sofreu interrupção. De acordo com a diretora escolar Selma Pagung, a festa surgiu junto com a implantação do projeto dos CMEAS que são os Centros Municipais de Educação Agroecológico, incentivada pelo sociólogo e historiador de Vila Pavão Jorge Kuster Jacob, secretário municipal de Cultura na época,  que sugeriu inclusive o nome Gingebijrfest, em alusão a um fermentado à base de gengibre muito apreciado pelos descendentes de pomeranos da região.

Veja mais fotos abaixo

O ponto alto da programação foi as apresentações dos grupos folclóricos do município:  Grupo de Danças Típicas “Rijkplatz” (Praça Rica em Pomerano); Grupo Folclórico Pomerano Fauhån; Grupo Pomitafro e Grupo Afro de Todos os Santos.

Outra grande atração foi a encenação da “Dança dos Noivos”, uma antiga tradição muito difundida entre os pomeranos do sul do Estado e região centro serrana (Santa Leopoldina e Sana Maria de Jetibá) que está sendo resgatada no município.

Quem compareceu à festa pode saborear o famoso “Gingebirj” e ainda curtiu shows de concertina por tocadores “prata da casa”.

A diretora destaca o apoio da Administração Municipal, através do atual secretário de cultura Gil Leandro Breger L. Paz. “A cada nova edição, a festa vem evoluindo em todos os aspectos. Este ano nós evidenciamos o caráter típico/cultural. O reconhecimento por parte da comunidade foi instantâneo. A presença de público foi satisfatória, mesmo num dia em que vários outros eventos aconteceram simultaneamente no município”, avaliou.

Clique aqui e curta nossa página no Facebook.

Apresentaçã odo Grupo Folclórico Pomerano Fauhån

Apresentação do Grupo Folclórico Pomerano Fauhån

Grupo Pomitafro

Grupo Pomitafro

Grupo Afro de Todos os Santos.

Grupo Afro de Todos os Santos

 

integrantes do Grupo de Danças Típicas “Rijkplatz”

Integrantes do Grupo de Danças Típicas “Rijkplatz”