
Vila Notícias
Texto: Libiam Paganoto – Coordenadora de projetos educacionais da SEMED – PMVP.
No ano de 2014 três escolas da rede municipal de ensino começaram a atender seus alunos com uma jornada de trabalho ampliada nos moldes do Programa Mais Educação, que é um programa do Ministério da Educação. Inicialmente foram selecionadas para esta tarefa os três Centros Municipais de Educação Agroecológica: CMEA Luiza Souza Barros, CMEA Praça Rica e CMEA Agostinho Batista Veloso. A escolha dessas escolas se deve ao fator numero de alunos, localização, entre outros fatores.
Como parte da proposta de trabalho as escolas iniciaram a oferta de atividades complementares a base nacional comum em turno inverso ao de funcionamento regular da escola, ofertando ações como: prática de atletismo, esportes coletivos, xadrez, teatro, dança, música, artesanato, canteiros sustentáveis e reforço escolar.
Como toda atividade nova, o início foi marcado por muitas dificuldades e obstáculos que têm sido superados pouco a pouco. Mais o mais importante é que os resultados já são visíveis e constatáveis tanto pela melhora no desempenho acadêmico dos alunos, quanto pelo relato dos pais e professores.
Assim, no dia 26 de setembro as três unidades de ensino participantes estiveram reunidas no CMEA Luiza Souza Barros, no distrito de Todos os Santos, para a 1ª Mostra Esportiva, Artística e Cultural do Programa Mais Educação em Vila Pavão.
Participaram do evento cerca de 300 alunos do Ensino Fundamental. A programação diversificada contou com provas de atletismo nas modalidades de corrida de 100m, 200m e revezamento 4X100 masculino e feminino, disputa de campeonato de xadrez e futebol de salão masculino e feminino.
Nos intervalos foram feitas diversas apresentações culturais: teatro, danças diversas, músicas instrumentais e canto. Paralelamente acontecia uma exposição dos trabalhos realizados pelas escolas ao longo dos meses de funcionamento do Mais Educação nos três centros. Tudo organizado e executado pelas equipes e alunos das escolas.
A mostra é o momento onde se pode expor a comunidade, de forma mais aberta, o que está sendo produzido pelos alunos nas escolas durante sua permanência lá ao longo do dia e uma forma de trocar as experiências que foram produzidas Além disso, eventos como esse são vetores de motivação para o aprimoramento de práticas e habilidades. A proposta, é ampliar a oferta do Programa Mais Educação gradativamente até que todas as escolas de ensino fundamental municipais estejam plenamente inseridas no programa.