O distrito de Praça Rica em Vila Pavão já sente os efeitos da seca que associada ao uso indiscriminado dos recursos hídricos, estão deixando a população sem água potável.
Devido ao baixo nível de água do Córrego Praça Rica que abastece a localidade, o fornecimento para a população chegou a ser interrompido por dois dias na semana passada.
O problema está sendo causado por que os produtores rurais, em decorrência da falta de chuva, estão utilizando a água do córrego para irrigar lavouras de café, pastagens e outras plantações.
Nossa reportagem apurou que nas imediações da localidade estão instaladas cerca de 32 bombas 40 kva, que quando ligadas sugam toda a água do córrego.
O responsável pela estação de água da localidade, Gilmar Antônio da Silva, está preocupado com a situação e prevê que se não chover em breve, em poucos dias o Córrego Praça Rica poderá secar.
O morador do distrito, Roque Frank, que está construindo uma casa próximo ao local de captação, garante que presenciou por inúmeras vezes o leito do córrego completamente seco. Preocupado com a situação, o morador diz que alguma coisa precisa ser feito urgentemente, sugerindo que os líderes comunitários e demais autoridades façam uma reunião com os produtores rurais para buscar a colaboração deles.
O secretário municipal de Obras de Vila Pavão, Amilton Damasceno, esteve na tarde na última segunda-feira, 12, vistoriando o ponto de captação em Praça Rica e constatou a gravidade do problema. Segundo ele, se não chover e a água continuar sendo drenada, a solução será abastecer o reservatório de tratamento de água local, com caminhões pipas para não deixar a população sem água.
“Por outro lado, a prefeitura está conversando com proprietário da área onde é retira da água, para que o mesmo autorize a construção de barragem para reter água, mas de nada adiantaria isso, se a seca persistir e os produtores continuarem drenando a água do córrego”, diz, o secretário.
Veja também:
O Vila Noticias está no Facebook. Curta a nossa página: https://www.facebook.com/pages/Vila-Not%C3%ADcias/1418555818390822