
Vila Notícias
Já encontra-se publicado no Diário Oficial do Estado, desta quinta-feira, 12, o Decreto 664/2015 que institui Estado de Calamidade Pública em Vila Pavão em decorrência da longa estiagem que vem provocando grandes danos à subsistência e a saúde da população.
A decisão foi tomada após análises técnicas levadas a um encontro, ocorrido no dia 29/01/2015 que reuniu o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural (CMDR), representantes da Câmara dos vereadores, Sindicatos dos Trabalhadores Rurais, Sindicato Dos Servidores Públicos de Vila Pavão, Secretaria de agricultura, Coordenadoria da Defesa Civil Municipal e Associações Rurais do Município.
Segundo o documento, a zona Rural do Município já se encontra afetada com a escassez dos recursos hídricos utilizados na produção agrícola e pecuária, bem como, no consumo humano e animal, ocasionando perdas das pastagens e lavouras.
O último Levantamento realizado pelo o INCAPER (Instituto Capixaba de Pesquisa e Extensão Rural) e pela Secretária Municipal De Agricultura, informa grandes perdas ocorridas na agropecuária e na agricultura, no valor e R$ 32.175.680,00.
O decreto permitirá ao município mobilizar os órgãos municipais para atuarem conjuntamente com a Defesa Civil nas ações de resposta ao combate à crise hídrica que afetou o município pavoense.
No Espírito Santo, já decretaram situação de emergência, os seguintes municípios: Alegre, Atílio Vivácqua, Cachoeiro de Itapemirim, Castelo, Guaçuí, Itapemirim, Jerônimo Monteiro, Mimoso do Sul, Montanha, Pedro Canário, São Gabriel da Palha, São Domingos do Norte e Vargem Alta, Nova Venécia e Vila Pavão.
Veja também:
O Vila Noticias está no Facebook. Curta a nossa página: https://www.facebook.com/pages .Not%C3%ADcias/1418555818390822