
Redação Vila Notícias
Com o tema, Tempo de Generosidade, será realizado em Vila Pavão nos dias 18 e 19 de julho, o IX Seminário Estadual de Saúde Natural Preventiva e o 12º Seminário de Plantas Medicinais e Terapeutas Tradicionais.
O evento acontecerá na Igreja Evangélica de Confissão Luterana (Igrejona), e tem por objetivo atualizar o conhecimento, alertar as pessoas rurais sobre o valor da fitoterapia, partilhar os saberes, estimular as práticas tradicionais terapêuticas. Motivar e sensibilizar as famílias agrícolas sobre aplicações da terapêutica natural no meio rural, visando autonomia e sustentabilidade.

A medicina preventiva natural prioriza a identificação dos primeiros sinais de desequilíbrio, intervindo complementarmente com recursos os mais naturais possíveis, para tratar e prevenir as doenças e seus efeitos degenerativos em sua origem. O foco é sempre identificar as causas das doenças, e não apenas trata-las agudamente. Este é o princípio que fundamenta a medicina preventiva funcional natural, que tem como modelo as ciências médicas orientais mais antigas da humanidade. Esse modelo de medicina é baseado principalmente na mudança do estilo de vida através de uma alimentação equilibrada natural, atividade física regular e equilíbrio emocional, fundamentos que são complementados por recursos terapêuticos como a introdução de nutrientes funcionais (vitaminas, minerais etc), métodos de desintoxicação, fitoterápicos (plantas medicinais), entre outros.
São esperados para o evento, promovido pela Secretaria Municipal de Saúde, através do Departamento da Saúde Natural Preventiva, em parceria com a Acesa (Associação Central de Saúde Alternativa do ES) e o Departamento de Fitotecnia da Universidade Federal de Viçosa, cerca de 200 participantes.
A organizadora do evento, a terapeuta holística Genilza de Fátima Matiello, especialista em plantas medicinais, informa que o seminário é aberto a toda comunidade pavoense e outras pessoas que queiram adquirir conhecimentos sobre Medicina Preventiva. A terapeuta destaca que graças ao trabalho de resgate iniciado há alguns anos atrás por iniciativa do município de Vila Pavão que buscou a parceria da Acesa, Igrejas e da Universidade Federal de Viçosa que desenvolve um trabalho de resgate muito importante na área, a Medicina Natural Preventiva vem crescendo muito na região com muito boa aceitação pela população, por isso, a expectativa em relação ao evento é muito positiva.

Devido ao sucesso das últimas edições, será realizada mais uma vez, “A Noite Cultural” que este ano conta com Fogueira, quadrilhas entre os participantes (trazer roupas) e comidas típicas como conjicao, pipocas e outras, e ainda exposições de artesanato local e remédios fitoterápicos.
No decorrer do evento serão realizadas várias atividades: Caminhada Ecológica, visita à horta comunitária, palestras e oficinas de Reflexologia, Terapia do Barro, Massagem, Artesanato, Lian Kung, Terapia do canulo chinés, ,Terapia comunitária, Alongamento Terapeutico. Equilibrio energético e Quiropraxia, além de outras que podem ser incluídas.
Serviço
As inscrições podem ser feitas até o dia do evento. Reservas antecipadas na Casa Verde (Vigilância Sanitária) em Vila Pavão, ou através do e-mail acesa.es@hotmail.com e também pelos telefones: (27) 3753-1363/3727 1216. O valor da inscrição é R$ 35,00, incluso, almoço, jantar, lanche, café da manhã, camiseta e apostilas. Maiores informações podem ser obtidas pelo e-mail e telefones acima mencionados.
Observação – Quem quiser fazer a terapia do barro, precisa trazer roupas de praia velha. E quem quiser receber terapias fora da Oficina será oferecida.
Programação
18.07.2014 (sexta-feira)
7 : 00 – Inicio das inscrições
8:30 – Abertura do seminário
9: 00 – Palestra – Economia Solidária.
10:00 – Café com prosa
10:30 – Oficina
12:00 – Almoço
13:30 – Oficina
15:00 – Lanche
15:30 – Visita a horta Medicinal e Caminha Ecológica
18:00 – Jantar
Dia 19.07.2014 (sábado)
7:30 – Café
8: 00 – Palestra – Novos paradigmas da Sáude
9:30 – Café com prosa
10: 00 – Oficinas
12:30 – Almoço
13:00 – Entrega dos certificados e mudas