Cléber Sabino
Redação Vila Pavão
O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), está incentivando o cultivo da laranjeira “Salustiana”, com a distribuição de mudas aos agricultores familiares do município.
A laranja “Salustiana” apresenta boas carateristicas para o consumo in natura (não possuem sementes) e para a produção de sucos. As avaliações agronômicas certificam a adaptação e a aptidão das novas espécies às condições de clima e solo da Região, não havendo registro de pragas.

O chefe do escritorio do Incaper de Vila Pavão, Rogério Durães de Oliveira destaca que a introdução das mudas tem por objetivo de contribuir para o aumento da renda das pequenas propriedades de base familiar e garantir a sustentabilidade da atividade citrícola. A variedade, segundo ele, vem sendo persquisada pelo Incaper desde 1999. È especialmente indicada para a diversificação agrícola das propriedades familiares, e devem contribuir para revitalizar a citricultura capixaba.
Foram distribuídas cerca de 2000 mudas aos agricultores que num primeiro momento beneficiaram 30 produtores familiares.
Os repasses das mudas da laranja “Salustiana” são acompanhados de recomendação técnica de formação e condições de cultivo. O Incaper informou que mais adiante outros produtores serão beneficiados.