Até janeiro do ano que vem, Nova Venécia terá uma Casa do Empreendedor para prestar todo tipo de assistência aos micro e pequenos empresários do município. A informação é do Secretário de Finanças da Prefeitura, Valdecir Berger, explicando que a criação de um local específico foi motivada pelo aumento considerável do número de registros de pequenos negócios no município nos últimos anos.
Nova Venécia aparece bem no ranking das cidades com o maior número de pequenas empresas registradas. No primeiro semestre deste ano, ficou em segundo lugar no Estado como município que oferece melhores condições para o empreendedorismo, em pesquisa realizada pelo SEBRAE.
Na semana passada, em matéria veiculada pelo jornal A Gazeta, Nova Venécia está entre as 20 cidades campeãs em pequenos negócios, ocupando o 11º lugar no Estado. O município conta com 1.367 microempreendedores individuais cadastrados e 1632 pequenos negócios registrados.
“Diante desses excelentes números, sentimos a necessidade de criar um espaço específico para dar ainda melhores condições de trabalho ao empreendedor veneciano, oferecendo orientação e capacitação o que vai favorecer o desenvolvimento sustentável do município”, explica Valdecir Berger, adiantando que na Casa do Empreendedor irão funcionar vários serviços: O Núcleo de Atendimento ao Contribuinte (NAC), Junta Comercial, posto da Agência da Receita Estadual, Nosso Crédito, Procon e até a Secretaria Municipal de Indústria e Comércio.
O prefeito Mário Sérgio Lubiana já autorizou a realização de uma chamada pública para permitir a locação de um espaço para o funcionamento da Casa do Empreendedor. A abertura das propostas está marcada para esta sexta-feira, 10, no setor de licitações da Prefeitura.
LEI GERAL – Para o Secretário de finanças da Prefeitura, o que vai permitir o surgimento de mais pequenos negócios no município será a Lei Geral Municipal da Micro e Pequenas Empresas que já está em tramitação na Câmara de Vereadores.
Com a aprovação dessa Lei, as micro e pequenas empresas poderão participar de licitações públicas, haverá menos burocracia, facilidade na formalização do empreendedor individual e valorização do Agente de Desenvolvimento. “Dando a atenção a esses quatro eixos, Nova Venécia terá todas condições de ocupar o primeiro lugar nas lista das cidades mais empreendedoras do Estado,” pontuou.
Assessoria de Comunicação
Prefeitura de Nova Venécia