O prefeito de Vila Pavão, Uelikson Boone, o Bolinha, participou nesta quarta-feira (20) da solenidade em São Mateus de assinatura da Implantação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) na região Norte do ES.
Participaram da solenidade, o Governador do Estado, Renato Casagrande, a vice-governadora Jaqueline Moraes, secretários de estado, além de diversas lideranças estaduais e regionais.
O Serviço de Atendimento Móvel que entrou em funcionamento na última segunda-feira (18), está inserido dentro do programa “Samu para Todos”. Inicialmente, 11 municípios serão contemplados: Boa Esperança, Conceição da Barra, Jaguaré, Montanha, Mucurici, Nova Venécia, Pedro Canário, Pinheiros, Ponto Belo, São Mateus e Vila Pavão.
Bolinha concorda que a ampliação permite o maior alcance do atendimento pré-hospitalar à sociedade e aumenta a cobertura dos serviços, levando o acesso do atendimento pré-hospitalar móvel de urgência para mais pessoas, e, consequentemente, contribuindo para diminuição de mortes e sequelas.
Na mesma solenidade, o governador Renato Casagrande assinou a Ordem de Serviço para as obras de pavimentação asfáltica e drenagem na Avenida Jairo Mendonça Bahia, em São Mateus.
Samu para Todos
A contrapartida dos municípios será de 40%, além de disponibilizar a infraestrutura padronizada das bases descentralizadas, que deverão estar estrategicamente localizadas, de forma a contemplar os atendimentos da região. O repasse estadual será concedido em caráter regular e automático, fundo a fundo, desde que seja mantido o serviço nas condições exigidas pelo Ministério da Saúde.
Quando acionar o atendimento móvel de urgência
Saber como e quando acionar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) contribui para que ele possa cumprir sua função principal, que é prestar socorro à população em casos de risco à vida. Ao acionar o serviço, é preciso que a pessoa esteja ao lado do paciente para que seja garantido um atendimento ágil e adequado à situação. Em alguns casos, o acompanhante mesmo pode iniciar o atendimento com orientação do médico regulador até que o socorro chegue ao local.
O SAMU 192 realiza atendimento pré-hospitalar com prioridade para casos de risco à vida. Por isso, as pessoas não devem passar trotes nem ocupar as linhas telefônicas para solicitar atendimentos que não tenham esse foco.
Acione o serviço em casos de:
– Parada cardiorrespiratória;
– Dor forte no peito (infarto);
– Dificuldade de respirar/engasgo;
– Suspeita de Acidente Vascular Cerebral (derrame);
– Intoxicação (envenenamento);
– Queimadura grave;
– Choque elétrico;
– Acidente de trânsito com vítima;
– Queda grave e fratura;
– Afogamento;
– Surto psiquiátrico;
– Ferimento causado por arma de fogo ou arma branca;
– Trabalho de parto com risco de morte para a mãe ou para o bebê.