Vila Notícias – O Centro de Cultura Italiana de Vila Pavão – CECIVIP acaba conquistar mais um prêmio para o fortalecimento da cultura local, trata-se do Ponto de Memória. O prêmio foi conquistado mediante apresentação de projeto para o Edital 005/2015 – Pontos de Memória, do Fundo Estadual de Cultura, por meio de chamamento público feito pela SECULT – Secretaria de Estado da Cultura. O edital em questão objetivava premiar ações desenvolvidas por iniciativas de memória e museologia social, visando reconhecer, incentivar e fomentar a valorização da identidade local promovendo o protagonismo comunitário para exercer um empoderamento social daqueles grupos que ainda não tiveram a oportunidade de expor suas memórias.
Ao todo foram selecionados nove projetos em todo Espírito Santo que receberão um valor de R$20.000,00 para desenvolver seus trabalhos. A ideia dos Pontos de Memória é de iniciativa do IBRAM – Instituto Brasileiro de Museus, que juntamente com a SECULT – ES fará a curadoria dos trabalhos junto aos nove projetos contemplados. Para tanto contará com o acompanhamento de João Paulo Viera Neto, do Ceará e Claudia Rose Ribeiro do Silva, do Rio de Janeiro, profissionais amplamente gabaritados e experientes nessa área.
O CECIVIP, que já é Ponto de Cultura conveniado com o MINC – Ministério da Cultura, apresentou o projeto: Museu Virtual Pomitafro que tem como principal objetivo resgatar, organizar, registrar, digitalizar e disponibilizar de forma organizada as memórias da comunidade pavoense relacionadas a sua cultura POMITAFRO – Pomeranos, Italianos e Afro-descendentes.
Na etapa descrita no projeto será desenvolvido um trabalho juntamente com escolas, professores, pedagogos, famílias e o Pavãozinho Cineclube para realizar o mapeamento afetivo de arquivos fotográficos antigos das famílias pavoenses e registro do que resta das casas típicas em estilo enxaimel que ainda existem em Vila Pavão.
Nas etapas seguintes serão registradas mais especificamente as memórias da festa cultural Pomitafro, dos grupos folclóricos que já existiram e ainda existem em Vila Pavão, dos tocadores de concertina.
Para esse importante trabalho de registro o CECIVIP contará ainda com a ajuda de outros Pontos de Cultura do estado e convida toda comunidade pavoense a participar do levantamento e construção do inventário participativo que constituíra o Museu Virtual Pomitafro.
Informações Tribuna do Pavão.