
A Defesa Civil de Vila Pavão está alertando a população sobre os perigos de incêndios nesse período de estiagem na região. A diminuição das chuvas nos últimos meses deixou a vegetação seca, o que aumenta o risco de incêndios, geralmente causados de maneira acidental ou mesmo por vandalismo.
De forma direta ou indireta, a ação humana é uma das grandes causas de incêndios, seja pela colocação de fogo em regiões de mata para limpeza de terrenos, descarte de bitucas de cigarro, ou até mesmo pelo rejeito de vidros, que podem causar o efeito conhecido como lupa, quando o objeto em contato com o sol, incide sobre a vegetação seca, iniciando uma chama, em razão disso, é necessário que haja cuidados redobrados neste período de estiagem.
A Defesa Civil municipal registrou cerca de 08 incêndios nos últimos meses, e em 04 destes o corpo de bombeiros teve que ser acionado devido à proporção das chamas.
“O melhor método para evitar um incêndio é a prevenção. Neste período de estiagem, qualquer faísca pode ocasionar um incêndio florestal”, alertou o coordenador municipal da Defesa Civil, Ygor Pena Freisleben.
Orientações da Defesa Civil
Por conta da facilidade da propagação de fogo neste período, a Defesa Civil orienta para alguns cuidados importantes a fim de evitar incêndios, que historicamente ocorrem no período, confira:
1 – Tenha cuidado com qualquer tipo de faísca que possa atuar sobre a vegetação ressecada;
2 – Não jogue bitucas de cigarro no chão e em locais que possuem vegetação seca;
3 – Não acenda fogueiras próximas a vegetação;
4 – Não queime móveis, lixo, folhagens, galhadas e entulhos;
5 – Realize roçadas nas áreas próximas da sua casa;
6 – Lembre-se: O incêndio acontece a partir de uma fonte de calor (raios, fogueiras, faíscas, cigarros, etc) que entra em contato com algum material combustível (grama seca, folhas, arbustos e pinhas). Esses materiais queimam rapidamente e necessitam de menos energia para alcançarem a combustão e, por estarem em local aberto, contam com o vento que espalha e aumenta o fogo.