
O município de Vila Pavão, abriu nesta semana a temporada de convenções partidárias para as eleições municipais de 2020.
De acordo com o novo calendário eleitoral, estabelecido por causa da pandemia da covid-19, o prazo para definição pelos partidos de candidatos aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador vai até o dia 16 de setembro.
A configuração hoje em Vila Pavão aponta três candidaturas a prefeito: Irineu Wutke (Republicanos) que busca a reeleição; Welikson Boone , o Bolinha (PSB), mais uma vez na disputa e Ademir Teixeira (PDT) que foi vice na chapa de Bolinha nas eleições de 2016.
As convenções partidárias seguem com novos formatos e regras de saúde pública em virtude da pandemia, tais como, manter o distanciamento entre as pessoas e disponibilização de máscaras e álcool em gel para higienização e proteção
A largada foi dada na última quarta-feira (09), com a convenção do Partido Progressista (PP), que, juntamente com as siglas PSB, PSD e Cidadania, integram a frente de apoio à candidatura a prefeito de Welikson Boone, o Bolinha. Ontem (10/9), o Diretório Municipal do Cidadania realizou sua convenção. Já o PSD e PSB marcaram suas convenções para o próximo dia 15/9.
O Solidariedade, um dos partidos da base de apoio à reeleição do prefeito Irineu Wutke, também realizou convenção no dia de ontem. As outras duas siglas da base: DEM (Democratas), comandado pelo vice-prefeito José Wilson Vieira e o Republicanos, realizam convenção respectivamente nos dias, 12 e 14/9.
Na próxima segunda-feira, dia 14, também os partidos que se aglutinaram em torno da candidatura a prefeito do ex-secretário de Saúde, Ademir Teixeira Maria, o PDT, DC, PODEMOS e PL promovem conjuntamente convenção na sede da Associação Recreativa Pavoense, a partir das 18 horas.
O PROS (Partido Republicano da Ordem Social), capitaneado pelo ex-secretário de Agricultura e atualmente vereador, José Henrique Martins, realiza convenção no próximo dia 15. Segundo os seus dirigentes, o partido deverá lançar chapa completa para vereador. Na ocasião as lideranças discutirão se irão lançar candidatura própria a prefeito ou compor com um dos grupos da disputa eleitoral.
As eleições municipais no Brasil em 2020 ocorrerão em 15 de novembro, com segundo turno marcado para 29 de novembro. Os eleitores escolherão os prefeitos, vice-prefeitos e vereadores dos 5.568 municípios do país. Após 26 de setembro, inicia-se a propaganda eleitoral, inclusive na internet. A propaganda gratuita em rádio e televisão iniciará em 9 de outubro. Segundo a lei eleitoral em vigor, o sistema de dois turnos – caso o candidato mais votado recebesse menos de 50% +1 dos votos – está disponível apenas em cidades com mais de 200 mil eleitores.
Originalmente, as eleições ocorreriam em 4 de outubro (primeiro turno) e 25 de outubro (segundo turno), porém, com o agravamento da pandemia do novo coronavírus (SARS-CoV-2), causador da COVID-19, as datas foram modificadas com a promulgação da Emenda Constitucional nº 107/2020.