
A Defesa Civil de Vila Pavão vem realizando ações de conscientização, prevenção, combate e fiscalização de queimadas irregulares que historicamente aumentam muito nesta época do ano, caracterizada por períodos de estiagem e baixa umidade do ar.
Os focos de incêndio, ocorrem em decorrência do amontoado de lixo, de madeira e vegetação seca e o ato incendiário por atuação humana, ou seja, pessoas que utilizam a ação do fogo para a limpeza de terrenos e pastagens, ou mesmo por ato criminoso como o ocorrido recentemente nas margens da rodovia Vila Pavão /Nova Venécia na entrada da cidade que provocou incêndio de grande proporção chegando inclusive a comprometer a visibilidade de motoristas que transitavam na estrada.
Como medidas preventivas aos incêndios, recomenda-se a capina de terrenos sem uso do fogo, bem como reduzir a quantidade de embalagens de produtos diversos dispersados na natureza.
Dentre os problemas provocados pelo fogo estão a destruição da fauna e da flora e o empobrecimento do solo. Além disso, ele pode propagar-se em direção a indústrias, estabelecimentos comerciais e centros urbanos, provocando tragédias.
O uso de fogo é crime previsto na LEI Nº 9.605, DE 12 DE FEVEREIRO DE 1998, que dispõe sobre as sanções penais e administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente, tipificada no Art. 41 que prevê pena de reclusão, de dois a quatro anos, e multa.
Denuncie
Se você identificar alguém realizando queimadas nesse período, sem autorização ambiental, a denúncia pode ser feita à Defesa Civil pelos telefones 199 e (27) 9980 -05829. A identidade do denunciante será mantida sob sigilo.