
Os agricultores familiares de Vila Pavão comemoraram a chegada de carregamentos de milho ao município. Eles aguardavam há pelo menos dois anos o grão subsidiado pela Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB).
A primeira carga contendo 212 sacas, ou seja, 12.720 quilos do produto, chegou ao município na tarde da última sexta-feira (12). Na última segunda-feira (15), chegaram mais dois carregamentos que somados totalizaram 22,02 toneladas.
Retirado do galpão da Conab em Colatina e transportado até o município por meio de caminhão da Prefeitura Municipal, essa primeira remessa atendeu 65 criadores.
A saca de milho de 60 quilos retirada nos armazéns da Conab sai por R$ 39, 60 para o produtor, um preço bem abaixo ao praticado pelo mercado.
O produtor Bob da Silva, o Bimba, morador na região de Beira Rio São Gonçalo era um dos criadores que aguardava com expectativa a chegada do caminhão para retirar o produto. Segundo ele, através desse programa a Prefeitura dá um apoio muito grande para a agricultura familiar, uma vez que, a criação de aves, suínos e bovinos, é essencial para a subsistência no meio rural.
Para ter direito ao milho da Conab, os produtores precisam renovar os cadastros na Secretaria Municipal de Agricultura. Até o momento, cerca de 160 criadores haviam feito o recadastramento. Para evitar práticas indevidas, como a comercialização a terceiros, o que pode até acarretar o cancelamento do programa, a quantidade de milho destinada a cada criador foi limitada a 10 sacas.
O município auxilia o produtor no cadastramento, no pedido do boleto e ainda viabiliza o transporte do milho armazenado em Colatina. A Secretaria Municipal de Agricultura informou que está aguardando a aprovação de novos cadastros e emissão dos boletos pela Conab para programar a retirada de novos carregamentos. A previsão é que a próxima carga chegue ao município nos próximos 15 dias.