Tem muita gente que pergunta: a comida é tranquilo ou eu tenho que me preocupar com ela? É possível transmitir o coronavírus através da comida? É lógico, alimentos crus, que foram manipulados por pessoas que têm o vírus nas mãos, podem servir como fonte de transmissão. Evidente. Você pega uma pessoa que pega um tomate, pega o tomate com a mão cheia de vírus, o vírus vai ficar na casca do tomate. Se eu corto e como, ele vai entrar em contato com a minha boca e tem uma chance de chegar ao aparelho respiratório.
Então, o que nós temos que fazer? Primeiro, é dar preferência pros alimentos quentes, porque os alimentos que foram cozidos, fritos, etc, o vírus desapareceu dali. Os alimentos que a gente ingere cru, as saladas, os vegetais de um modo geral, têm que ser manipulados por pessoas que lavaram a mão e lavaram a mão direito. Você não pode chegar da rua, foi ao supermercado, chega da rua, pega uma maçã com a mão que você veio do supermercado, corta a maçã e dá pra alguém da família. Lógico que não.
Você chegou, você vai lavar a mão. Primeira coisa, antes de tudo. Depois lava a fruta também, porque outra pessoa pode ter manipulado. Tomando esses cuidados básicos, que são o de lavar sempre as mãos, você ao manipular os alimentos, você não corre esse risco.
Preocupação
Duas cidades da China disseram ter encontrado vestígios do novo coronavírus em alimentos congelados importados e em embalagens de alimentos, provocando o temor de que remessas de alimentos contaminados possam causar novos surtos. Após essa informação, o comando da Organização Mundial de Saúde (OMS) foi questionado durante entrevista coletiva sobre a notícia de que amostras de frango do Brasil testadas na China continham traços da covid-10.
Contudo, a Organização Mundial da Saúde (OMS) minimizou o risco de o novo coronavírus ser transmitido por meio de embalagens de alimentos, e pediu às pessoas que não tenham medo de que o vírus entre na cadeia alimentar.
O diretor executivo da OMS Michael Ryan, disse que a Organização irá monitorar descobertas como essa, “mas não há evidência de que o alimento ou a cadeia de alimentos esteja participando na transmissão desse vírus”, afirmou o diretor. “As pessoas não devem temer alimentos, embalagens de alimentos ou entrega de alimentos. Não há evidências de que a cadeia alimentar esteja participando da transmissão desse vírus”, completou Mike Ryan, em entrevista coletiva.
A epidemiologista da OMS, Maria Van Kerkhove, disse que a China examinou milhares de embalagens e “descobriu que muito poucas, menos de dez”, tinham o vírus.
Nota
Além disso, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Brasil, divulgou uma nota com o esclarecimento sobre suposta detecção de coronavírus na China em asa de frango importada do Brasil.