
A deputada estadual Iriny Lopes cumpriu extensa agenda nesta quinta-feira (29) em Vila Pavão. Pela manhã, ela esteve reunida com o prefeito Uelikson Boone, o Bolinha, vice-prefeito Vantuil Schraiber, o Tuíla, vereadores e secretários no gabinete municipal onde discutiram diversos temas de interesse do município.
Depois se encontrou com representantes de associações de produtores rurais e Associação Central da Saúde Alternativa do Espírito Santo (Acesa-ES), findando sua agenda, reunindo-se com representantes da cultura, artesãos e movimentos sociais.
Veja as fotos abaixo
A deputada tem seu projeto político pautado, sobretudo, na defesa dos direitos humanos. Quando deputada federal, presidiu a Comissão de Direitos Humanos e foi relatora da Lei Maria da Penha. Foi Ministra Especial de Políticas para as Mulheres e atuou na ONU – Organização das Nações Unidas. Atualmente, como Deputada Estadual do PT é integrante da Comissão de Cultura da Assembleia Legislativa.
Iriny está mediando, junto a Secretaria de Estado da Cultura (Secult), o projeto de restauração, reforma ou reconstrução do Museu Pomerano Franz Ramlow.
Durante a visita ao Museu, a deputada gravou um vídeo, na qual ressaltou a importância desse espaço cultural não só para a comunidade local, mas para o país, uma vez que esse é um dos poucos museus dedicados à cultura pomerana de que se tem registro.
“Estou muito feliz de estar voltando a Vila Pavão, município que tenho uma relação muito próxima. Durante os mandatos de deputada federal que exerci, tivemos uma boa relação com a cidade e agora, dentro das nossas possibilidades, vamos continuar trabalhando para aprimorar essa parceria. Pela sua fantástica riqueza cultural, a cidade sempre encabeçou a lista das nossas intervenções. Ao criar um evento que resgata e celebra os aspectos tradicionais das três etnias predominantes, o pomerano, o italiano e afro-brasileira, o município deu uma demonstração fraterna de respeito a esses povos, e hoje estou aqui mais uma vez para reafirmar os meus compromissos. Vamos fazer o que puder para restaurar o museu pomerano. Nossa intenção é atender as demandas, não só na área da cultura, mas também na pequena agricultura. Fomos muito bem recebidos pelo prefeito Bolinha, vereadores e sua equipe. Então me sinto em casa e estou muito feliz por passar esse tempo com vocês“, afirmou a deputada.


