Vila Notícias – “Hoje é, o dia do professor. Hoje é o dia do mestre do saber. Quem ensina jamais deixa de aprender. Ensinando com coragem e com amor.Esses mestres que demonstra seu valor. Ensinando todo mundo a toda hora. Todo mundo guarda o mestre na memória. Nunca esquece quando estuda ou quando ler. Recordando o conceito de aprender. Parabéns pelo dia desse mestre. Que alcancem o respeito que merecem. Parabéns para os mestres do saber”. Batista Alves.
O Dia do Professor foi oficializado nacionalmente como feriado escolar através do Decreto Federal nº 52.682, de 14 de outubro de 1963.
O Decreto define a razão do feriado: “Para comemorar condignamente o Dia dos Professores, os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo participar os alunos e as famílias”.
A comemoração começou em São Paulo, onde quatro professores tiveram a ideia de organizar um dia de parada para comemorar seu dia, e também traçar novos rumos para o próximo ano.
Origem do Dia dos Professores
No dia 15 de outubro de 1827, D. Pedro I, Imperador do Brasil baixou um Decreto Imperial que criou o Ensino Elementar no Brasil, e através deste decreto todas as cidades deveriam ter suas escolas de primeiro grau.
O decreto também continha o salário dos professores, as matérias básicas e até como os professores deveriam ser contratados.