Vila Notícias – Mais de 700 mulheres embarcaram hoje (10) do Espírito Santo rumo à 5ª Marcha das Margaridas. Na bagagem bandeiras, cartazes e faixas com dizeres que retratam a luta das mulheres rurais do ES.
A comitiva capixaba é formada por representantes dos STTRs das cinco regionais: Norte I e Norte II, Sul, Serrana e Centro. A assessoria da FETAES também está presente na coordenação do trajeto, acompanhando o grupo.
Há mais de um ano, as margaridas capixabas estão se preparando para este grande evento, com reuniões, ações e articulações realizadas pela Secretaria de Mulheres Trabalhadoras Rurais, Comissão Estadual de Mulheres e STTRs.
De acordo com a secretária de Mulheres Trabalhadoras Rurais da FETAES, Ediane Barbosa a expectativa é que as nossas mulheres rurais saiam de lá politizadas e capacitadas para fazer a transformação, repassando este conhecimento a suas bases e a outras trabalhadoras.
A secretaria de Mulheres, Ediane Barbosa já está em Brasília, desde ontem (9), representando FETAES em atividades prévias a Marcha.
Programação
A previsão é que as delegações capixaba e dos outros estados cheguem em Brasília até às 12 horas, de amanhã (11). De lá as mulheres participam de oficinas, plenárias e conferencias, a partir das 14 horas. A abertura oficial está prevista para as 19 horas, seguida de noite cultural às 21 horas.
Na quarta (12), haverá uma grande concentração a partir das 7 h e caminhada pela esplanada dos Ministérios. Também haverá a solenidade da resposta do governo, referente a pauta da 5ª Marcha das Margaridas. Da FETAES estarão presentes a secretaria de Mulheres Ediane Barbosa, o presidente Julio Mendel e assessoria.
A MARCHA DAS MARGARIDAS será realizada nesta terça (11) e quarta-feira (12), no Estádio Mané Garrincha, em Brasilia-DF. A Marcha está sendo coordenada pela CONTAG e várias outras organizações parceiras da Sociedade Civil. A Marcha chega em sua 5ª Edição como uma grande referência na luta por direitos das mulheres.
Venha Marchar pela garantia dos direitos das trabalhadoras e trabalhadores, contra a precarização do trabalho, em defesa da democracia e por um Brasil Soberano, Sustentável, mais Democrático, Justo e Igualitário no Campo, Cidade, Águas e Floresta.
Junte-se a nós! Mobilize outras mulheres! Venha fazer parte da luta das Margaridas!
Confira a Programação:
11 de agosto
08 às 12 horas – Chegada das delegações e credenciamento
14 horas – Oficinas, plenárias e Conferências.
19 horas – Abertura Oficial
21 horas – Noite cultural
12 de agosto
07 às 12 horas – Concentração e caminhada pela Esplanada dos Ministérios
15 horas – Resposta do Governo à Pauta da 5ª Marcha das Margaridas.
Fonte: Fetaes