Em entrevista, o professor Irineu Wutke (SD), eleito prefeito em Vila Pavão, em 02 de outubro, falou sobre o sentimento após o resultado final, as crises financeira e hídrica, de como será seu trabalho à frente da saúde, da agricultura, da geração de empregos e da cultura, citando o possível retorno da Pomitafro e de outros eventos tradicionais do município. Confira:
Resultado “Recebemos o resultado com muita alegria. Reconhecemos que a diferença foi pequena, mas valeu o esforço que toda nossa equipe de trabalho e todos os nossos candidatos a vereador, ao qual agradecemos muito. Cada um se empenhou do seu modo, com as suas condições, para podermos chegar a cada um dos nossos eleitores e obtermos esse resultado. O importante é que nós reconhecermos que o processo democrático da disputa política se faz há cada quatro anos para prefeitos e vereadores e que nós, com esse resultado, estamos felizes e vamos trabalhar em prol de toda nossa população”.
Agricultura “Nós tivemos ao longo da campanha em todas as comunidades do interior do município e o nosso plano de governo foi baseado nas dificuldades da agricultura, em especial, a familiar, porque o nosso município, em 80% das suas atividades econômicas, estão voltadas para a agricultura, portanto, todo o apoio, toda participação e toda parceria da prefeitura a partir de 1º de janeiro de 2017 será voltada para os segmentos ligados à agricultura, porque é de lá que se vem o emprego, de lá que se tira a renda, e é de lá que o nosso povo sobrevive”.
Saúde “Temos consciência das dificuldades que o nosso povo atravessa. Temos recebido reclamações por falta de atendimento, principalmente no município de Nova Venécia, mas reconhecemos, também, que precisamos retomar a parceria junto ao Hospital São Marcos, para que o nosso povo, que mora mais próximo a Nova Venécia, possa ser atendido mais rapidamente e os problemas de saúde serem minimizados o quanto antes”
Geração de empregos
“Nossa plataforma de governo está preocupada com o emprego, a renda e o trabalho do nosso povo. Como eu dizia antes, a grande maioria está envolvida na agricultura familiar, mas temos que lembrar que o setor de mineração tem a sua participação no comércio e já temos conversado com a CDL e com os envolvidos na mineração, porque são diferentes setores produtivos no nosso município que vão alavancar o crescimento, gerando mais emprego e renda. Nós tivemos a oportunidade de visitar muitos trabalhadores da mineração, bem como do comércio e da agricultura, e estamos enxergando, tanto as necessidades, quanto as possibilidades de geração de emprego e renda nesses setores da nossa economia municipal”.
Educação
“Sou professor há 29 anos e conheço bastante do setor da Educação e quero dizer a todos os meus colegas professores, estudantes, pais e a toda população que educação é muito importante porque é através dela que o nosso povo, as nossas crianças, os nossos jovens e até mesmo os adultos, tem a oportunidade de uma formação cada dia melhor. Nós não pretendemos e não temos a menor intenção em desvalorizar ou menosprezar qualquer setor. Os meus colegas professores podem ficar tranquilos porque nós vamos trabalhar em parceria, buscando projetos e programas, valorizando aqueles que já estão implementados, para que o resultado do trabalho possa ser cada dia melhor”.
Cultura
“Nós queremos e pretendemos dar a oportunidade ao nosso povo de participar de eventos como a Pomitafro e retomar, também, outras tradições do município. Nós temos a oportunidade de oferecer outras atividades, como a Olimpíada da Agricultura Familiar, eventos esportivos, entre outros. Inclusive, nesta semana irá acontecer uma programação de lançamento do Museu Virtual. Isso é muito importante, porque nós, como moradores do município de Vila Pavão, temos uma cultura especificada e precisamos, através do setor público, valorizar as pessoas, porque temos que lembrar que cultura e esporte também são uma forma de geração de emprego e renda, do mesmo modo que o artesanato”.
Crise econômica
“Vamos buscar parceria dentro e fora do Estado. Isso é necessário, porque o município não tem recursos financeiros pró- prios para desenvolver todos os seus trabalhos. É necessário que as parcerias que nos já temos e as que ainda vamos buscar sejam feitas com rapidez e eficiência, para que o nosso povo tenha garantido os benefícios que advém de programas estaduais e federais, sejam eles já estabelecidos ou de emendas parlamentares, as quais nós já tivemos acesso”.
Mudança
“Nós acreditamos que chegou a hora, porque fomos para a campanha, para as ruas, para cada casa no interior do município, cada Distrito, dizendo que nós topamos o desafio. Estamos desafiando todas as pessoas a pensar que é possível fazer uma mudança. A primeira será de atitude, de acreditar que nós podemos fazer melhor para todos, incluindo todas as pessoas e moradores, convidando para participar junto, seja através da cultura, da educação, numa associação onde o agricultor familiar participa, buscando, assim, melhorias para si mesmo e para a coletividade do nosso município”.
Necessidades da população
“As pessoas reclamavam muito da falta de assistência na agricultura e na saúde. São dois pontos que o nosso povo sempre reclamou muito. Ouvimos, também, muito sobre as condições das estradas, da falta de equipamentos para cuidar dos serviços básicos do interior do município, principalmente na agricultura, saúde e obras”.
Crise hídrica
“Existe, sim, um projeto da Seag para ser desenvolvido, juntamente com a Cesan, e ele já está encaminhado. Acreditamos que quanto mais rápido, a nossa população vai ser melhor assistida, podendo usar um pouquinho mais de água na sua torneira”.
Agradecimentos
“Eu e José Wilson estamos aqui para poder agradecer mais uma vez a todos os moradores e eleitores, e tranquilizar a população, porque o nosso compromisso é ético, de transparência, de participação, de denvolvimento e de parceria com todos, principalmente através dos segmentos que representam o povo pavoense, como associações, sindicatos, servidores públicos, os quais alavancam e fazem a máquina pública funcionar. Eu sou funcioná- rio público de carreira e sei que é ele que faz com que os serviços públicos aconteçam. E essa é a maior parceria, de estar fazendo o serviço funcionar com o diálogo permanente com todos os setores produtivos. Estamos dispostos e disponíveis para, juntos, administrar o município de Vila Pavão”