Na madrugada desta terça-feira (25) foi desencadeada uma operação policial conjunta entre as Polícias Militares de Minas Gerais, do Espírito Santo e da Bahia, bem como da Polícia Civil de Montanha/ES, que resultou na prisão de 11 pessoas e apreensão de 11 armas de fogo.
A operação denominada “Divisa Integrada” foi Coordenada pelo Comandante do 2º BPM, o Tenente Coronel Sebastião Aleixo Batista; o Comandante da 24° Companhia Independente/MG, o Tenente Coronel Marcelo Fernandes, Comandante da Cipe – MA/BA, o Major Ronivaldo Pontes da Silva e pelo Delegado de Polícia Civil de Montanha, Dr. Davi Santana Gomes.
Durante a ação policial, aproximadamente 65 Policiais dos Estados do Espírito Santo, Minas Gerais e Bahia, cumpriram 20 mandados de busca e apreensão e 07 de prisão nas cidades de Montanha/ES, Serra dos Aimorés/MG e Lajedão/BA, que resultou na prisão de uma quadrilha especializada em crimes de roubo de carga, homicídios, furto de gado, porte ilegal de armas de fogo e outros crimes, ocorridos na região da tríplice divisa.
Ao todo foram apreendidas 09 armas de fogo; munições de diversos calibres; documentos falsificados; grande quantidade de baterias de veículos e baterias utilizadas em torres de telecomunicações; equipamentos de som; dinheiro e outros materiais. Dos materiais apreendidos, grande parte são provenientes de cargas roubadas.
Dentre os detidos, foi preso um homem acusado de ter matado um gerente de fazenda no município de Montanha, no dia 22 de julho desse ano. O crime ocorreu na Rodovia ES 130, KM 19, zona rural de Montanha. Na época o gerente foi atingido por disparos de arma de fogo.
O homicida confessou que executou a vítima com um disparo de espingarda calibre 12 e seu comparsa efetuou um tiro de revólver. Na ocasião quem conduziu o veículo com os dois criminosos, foi próprio mandante que também foi preso nesta terça. A mulher dele também foi detida.
Segundo levantamentos, o crime foi praticado para encobertar um grande furto de gado na região, já que o gerente (vítima) tinha descoberto a autoria dos furtos.
Três acusados de homicídio foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil de Montanha/ES. Os demais detidos foram conduzidos ao presídio de Nanuque/MG.
Segundo o Comandante do 2º BPM, o Tenente Coronel Aleixo, o êxito da operação se deu graças à integração entre as Polícias Militares da tríplice Divisa (PMES, PMBA e PMMG) e a Polícia Civil de Montanha. A união das forças policiais vem trazendo resultados positivos no combate a violência e a criminalidade na região, principalmente nos crimes tráfico de drogas, furto de gado, homicídios e roubo de carga, disse o Comandante do 2º BPM em Nova Venécia.
O Tenente Coronel ressaltou que nesta aproximação entre as coirmãs, quem ganha é a sociedade, e lembrou que esta parceria será coroada no 1º Seminário das Polícias Militares da Tríplice Divisa, que acontecerá no próximo mês em Ponto Seguro/BA.