
Pelo segundo ano consecutivo, em decorrência da pandemia do coronavírus, as celebrações do Corpus Christi em Vila Pavão serão realizadas de forma limitada.
Devido às regras de distanciamento social e da proibição de aglomerações, os tradicionais tapetes coloridos que enfeitam as ruas da cidade serão confeccionados apenas no interior da igreja. A procissão também está cancelada.
Segundo uma porta voz da Paróquia São Pedro, a celebração da Santa Missa na Quinta-feira (03), está mantida, mas com limitação de público. Quem desejar participar deverá agendar a presença no escritório da Igreja que orienta os fiéis para que acompanhem as atividades via rádio, televisão ou internet.
O que é celebrado no Corpus Christi?
A festa é uma das mais antigas do catolicismo em todo o mundo. Foi instituída pelo papa Urbano IV em 1264 para ser celebrada na primeira quinta-feira após o domingo da Santíssima Trindade.
Corpus Christi é uma expressão do latim que significa “corpo de Cristo”. Para os católicos, Cristo se transforma no pão (a hóstia), que se torna seu corpo. Assim como o vinho se converte em seu sangue.
A celebração não tem data fixa no calendário. Acontece 60 dias após a Páscoa, realizada sempre 40 dias após a Quarta-feira de Cinzas, o fim do carnaval.