
Vila Notícias – Na tarde desta segunda-feira (23), uma serraria clandestina teve suas atividades paralisadas pela Polícia Militar Ambiental (BPMA), em Barra de São Francisco. De acordo com os policiais, o infrator mantinha toros de madeira nativa sem autorização do órgão ambiental e deverá comparecer à justiça por crime contra a flora brasileira.
O fato aconteceu na localidade de Córrego da Palma, zona rural de Barra de São Francisco. Após denúncias, os militares estiveram no local e constataram a instalação de uma serraria. No pátio, os policiais identificaram toros de madeira nativa, totalizando 0,385 m³, sem o Documento de Origem Florestal (DOF) emitido pelo IBAMA e sem a nota fiscal, documentação que deve obrigatoriamente acompanhar o produto até o final do beneficiamento. Além disso, o empreendimento não foi licenciado pelo Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (IDAF), funcionando de forma clandestina.
Por se tratar de crime ambiental guardar produto de origem vegetal sem a devida licença, a atividade foi paralisada e a madeira apreendida.