Além de possuir uma das maiores comunidades linguísticas pomeranas, o Espirito Santo é uma dos estados onde mais se preserva as tradições desse povo. Essa conservação cultural, entretanto, requer um estudo constante e também o diálogo com o poder público, o Encontro Pommer ES é um desses momentos no qual a tradição é celebrada e discutida pelos seus descendentes. http://www.educacaodocampo.ufes.br
Vejam a galeria de fotos: Fotos de Ingrid Wutke
A “APOVIC” Associação Pomerana de Vila Pavão participou, na última quarta – feira, 10/09 do encontro do povo tradicional pomerano, no Cine Metropólis na Universidade Federal do ES(Ufes).
Os participantes foram recepcionados com um café típico pomerano e com com uma belíssima apresentação musical de concertina dos pomeranos de Laraja da Terra, Itaguaçú, e é claro com a apresentação do nosso mestre em concertina de Vila Pavão.
A abertura solene foi por volta da 09 horas manhã com apresentação do Grupo Metais de Santa Maria de Jetibá.Além das apresentações culturais o dia foi marcado por diversas temáticas voltadas para a cultura pomerana como: Os Pomeranos no Brasil, Lutas e conquistas do Povo Pomerano. Debateram também sobre a carta dos povos tradicionais pomeranos , visando atender o decreto de nº 6.040/2007 que foi instituído no ano de 2007, pelo governo Lula.
Considerando que o povo pomerano tanto no passado como no presente sempre contribuiu e continua contribuindo para o enriquecimento da cultura brasileira, depois de muitos debates concluíram a carta, visando a promoção e o bem estar dessas população.
E para finalizar o encontro foi exibida uma sessão de cinema com os filmes: A estrada Silvestre de Ricardo Sá, Bate Paus de Jorge kuster Jacob e a Trajetória de um povo de Vanildo kruger.
[epa-album id=”12551″ show_title=”false” display=”excerpt”]