Vila Notícias – O prefeito de Vargem Alta (região sul do Estado), João Bosco Dias, o Bosquinho (PSB), três vereadores e secretários municipais foram afastados judicialmente do cargo por suspeitas de corrupção. As medidas fazem parte dos desdobramentos da Operação Canudal, deflagrada na manhã desta quarta-feira (30) pelo Ministério Público Estadual (MPES), com o objetivo de apreender documentos e outros materiais relativos às investigações. Foram expedidos 28 mandados de busca e apreensão, além das ordens de afastamento pelo desembargador Fernando Zardini, que integra a 2ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Estado (TJES).
As informações preliminares dão conta que o alvo das apurações seria a suspeita de direcionamento de licitações no município. As investigações miram a prática dos crimes de corrupção ativa e passiva, peculato, formação de quadrilha, fraude à licitação, tráfico de influência, entre outros. São investigadas empresas dos ramos de construção civil, pavimentação e de autopeças.
Além do prefeito Bosquinho, foram afastados o presidente da Câmara, Luciano Quintino (SDD) e outros dois vereadores, bem como os secretários Daniel Gomes Moraes (Agricultura) e Idson Solles Demartini (Obras) pelo prazo inicial de 60 dias. Também foi solicitado à Justiça o afastamento de outros 15 servidores públicos pelo suposto envolvimento no esquema. O município passa a ser administrado pelo vice-prefeito, Cláudio Pazetto (PR).
Fonte: Século Diário