
Um produtor rural de Vila Pavão teve uma agradável surpresa, quando ao colher na sua plantação de mandioca, em uma única planta, as raízes pesaram cerca de 64 kg. A mandioca gigante foi colhida no sítio da Chapada uma propriedade rural de apenas quatro alqueires, a maioria deles voltado para a produção de café conilon, localizada no Córrego Santa Filomena,pertencente ao município de Vila Pavão.
O produtor rural é Victor Pagung, que é descendente de pomeranos e contou que ficou surpreso quando na hora percebeu, que a raiz era imensa e muito maior do que as que costuma colher. Disse que foi para realizar uma colheita normal e que ao começar a descobrir as raizes da planta, elas praticamente não tinham fim. Os 64 quilos todos aproveitáveis, foram repartidos entre filhos e parentes próximos.
Segundo ele, a plantação só recebe água das chuvas e a variedade da planta é a “arara” que é muito cultivada pelos produtores da região. Victor disse ainda que na sua plantação tem outros pés que serão colhidos e que um lhe tem chamado bastante atenção, por ter as mesmas características do que foi colhido e que em breve iremos saber.
Anteriormente a mandioca colhida em Vila Pavão, apenas uma encontrada na cidade paulista de Bauru, era considerada como a mais pesada, algo em torno de 60 quilos. O agrônomo Chukichi Kurozawa, consultor do Globo Rural, programa dominical voltado para o homem do campo, dirimi dúvidas no programa e faz palestras de campo. Ele não foi consultado sobre a raiz de Vila Pavão, mas em outra consulta, aponta que a variedade colhida pode ser a manihot esculenta subsp , uma espécie muito comum encontrada em solos bem cuidados.
Informações: Sentinela Capixaba.