A Comissão Especial nomeada pelo prefeito Mário Sérgio Lubiana, o Barrigueira, para apresentar propostas de alterações e adequações do Estatuto Geral e do Magistério dos Servidores Públicos, iniciou nesta sexta-feira, 30, a análise da defasagem salarial do magistério, referente ao período de janeiro a dezembro de 2013 e de janeiro a abril deste ano.
Para levantar dados e valores do montante a ser reembolsado, a Comissão designou os secretários: Valdecir Berger (Finanças) e Elson Luis Schneider (Administração), quer terão 20 dias para finalizar o trabalho e apresentar o resultado ao prefeito, que vai estudar a forma de pagamento.
“Aos poucos estamos avançando. Recentemente, o prefeito Barrigueira autorizou reajuste de 11,65%, adequando o salário dos profissionais de educação de Nova Venécia ao piso nacional da categoria, que já está sendo pago este mês. Agora estamos estudando uma forma de reembolsar essa defasagem salarial, que muito vem incomodando ao próprio prefeito”, explica a presidente da Comissão, e Secretária Municipal de Educação, Risonete Maria Oliveira, acrescentando que o trabalho da comissão é ´sério, técnico e conta com parcerias importantes, como as do Sindicato dos Servidores Públicos, do Conselho Municipal de Educação, do Conselho do Fundeb e de todos os secretários municipais.
O cronograma da comissão prevê ainda uma audiência pública com os servidores para oficializar a proposta de atualização do Estatuto Geral, que depois será encaminhado para análise e votação na Câmara de Vereadores.