
Na última Sessão Ordinária, desta Legislatura, realizada na tarde de ontem (terça-feira,15), os vereadores aprovaram por unanimidade, o Projeto Lei Legislativo N° 004 /2020, de autoria do presidente da Casa, Marcos Laurenço Kloss (Republicanos) que atribui o nome Floriano Wilhelm Júlio Jacob (In Memoriam) ao Asfalto Caminhos do Campo que liga o Distrito de Praça Rica à sede do município.
Da Tribuna Livre, os vereadores fizeram pronunciamentos exaltando o pioneirismo e a luta do produtor rural, Floriano Jacob, em prol do desenvolvimento do município.
“Resolvi elaborar essa homenagem ao produtor rural Floriano Jacob por entender que ele contribuiu muito para o desenvolvimento e crescimento do distrito de Praça Rica e também de Vila Pavão. As atividades em suas propriedades rurais e seu espírito empreendedor oportunizaram emprego e renda para diversas famílias do município”, destacou o autor do projeto.
Histórico Floriano Wilhelm Júlio Jacob
O Sr. Floriano Wilhelm Júlio Jacob nasceu no dia 09 de março de 1.922 no município de Afonso Cláudio/ES, onde casou com Clara Shereider Jacob, e tiveram a filha Floreni. Em 1.949 mudou-se para o distrito de Praça Rica, em Vila Pavão. Lá nasceram os outros quatro filhos: Serafina, Lourival, Gilton e Venâncio.
Nesse período trabalhou como agricultor, meio que lhe permitiu adquirir uma propriedade rural a qual denominou “Fazenda Progresso”, tendo ali residido de forma honrosa por longos anos, cultivando além de insumos agropecuários, o respeito da comunidade local, pois, sempre ofereceu trabalho em sua propriedade e se mostrou solidário com os que precisavam.
Depois de uma vida longa e próspera no distrito de Praça Rica, Floriano Jacob faleceu no dia 02 de março de 2007, aos 84 anos no hospital São Marcos em Nova Venécia. Floriano Jacob deixou um forte legado na agricultura familiar que muito contribuiu para o desenvolvimento e progresso de Vila Pavão.
Homenagem ao Sr. Antônio Elias

Outro projeto aprovado nesta terça foi o da vereadora Vera Lúcia Elias de Souza (PDT) que denominou a rua 8, localizada no bairro Nova Munique, Antônio Elias ( In Memoriam), em homenagem ao seu pai, antigo agricultor, serralheiro e barbeiro na cidade.
Histórico
Antônio Elias, filho de Vicente Elias e Aurora Radaele Elias, popularmente conhecido por “Toin da Aurora” ou “Toin Barbeiro”, nasceu no Córrego da Volta, município de Nova Venécia no dia 27 de outubro de 1.928. Mais tarde, ainda muito jovem, mudou-se com sua família para o Córrego da Figueira, em Vila Pavão/ES. Em 1.954, com 25 anos de idade, mudou-se com a família para o então distrito de Córrego Grande, hoje Vila Pavão.
Era Trabalhador da agricultura, lavrava madeira para os proprietários da época. Conciliando com as atividades de agricultor e serralheiro, aos fins de semana exercia o oficio de barbeiro, indo nas casas das pessoas doentes para cortar cabelos e fazer barbas.
Em 05 de junho de 1.962 casou-se com Amália Grugel Elias com quem teve sete filhos. Em 06 de agosto de 1.954, aos 56 anos, ficou viúvo e com muita luta criou e educou os filhos, nunca tendo se casado.
Em dezembro de 2.012 adoeceu e no dia 10 de dezembro de 2013, faleceu no hospital Evangélico em Vila Velha/ES, aos 85 anos.