
Vila Notícias – Policiais Militares dos 2º, 8º e 11º BPM desbarataram na madrugadas desta quarta-feira (20), uma quadrilha especializada em furto/roubo de café, fertilizantes, bombas de irrigação e equipamentos agrícolas na região Norte/Noroeste do Estado. Seis homens foram detidos. Com o grupo foram apreendidas 113 sacas de café; 04 veículos; 01 espingarda; 103 sacos de adubos; 03 motosserras; diversos rolos de mangueira de irrigação; roçadeiras; defensivos agrícolas e outros materiais.
A operação foi deflagrada pelos Militares após a quadrilha tentar furtar sacas de café e equipamentos agrícolas num secador de café de um proprietário rural localizado no município de Águia Branca. O produtor e um funcionário ouviram o momento em que os ladrões tentaram arrombar a porta e acionaram a Polícia Militar.
Quando os Policiais do 11º BPM lotados em Águia Branca chegaram ao local, os suspeitos fugiram em direção ao Córrego Santa Cruz, sendo seguido pelos Militares. Logo mais a frente, os ladrões abandonaram 03 veículos no meio da estrada de terra batida, sendo dois GM/Celta e um VW/Voyage e fugiram num automóvel VW/Gol, cor cinza.
Os Militares de Águia Branca fizeram contato com os Policiais do 2º e do 8º BPM, os quais imediatamente colocaram em prática o plano de interceptação e bloqueio, sendo que após diligências na região conseguiram prender WD, 45 anos e RB, 22 anos. Em seguida os Policiais localizaram mais um suspeito, sendo ele AS, 30 anos, que teve de ser conduzido ao hospital devido um acidente de trânsito sofrido durante a fuga, com o veículo GM/Celta cor preta, placa MRN-4293.
Dando continuidade as buscas, os Militares de Pancas conseguiram prender mais um integrante do grupo, sendo ele AGD, 24 anos, conhecido por Leque, o qual ao ser detido contou aos Policiais, que ele havia ido ao local para dar fuga a seu pai que tinha participado do furto. Leque estava utilizando uma tornozeleira de monitoramento eletrônico.
Com a prisão dos quatro, o jovem RB, 22 anos informou aos Militares que a quadrilha vinha guardando os materiais furtados numa propriedade rural localizada no município de São Gabriel da Palha.
Imediatamente os Policiais deslocaram ao Córrego da Palmeira e encontraram os materiais acima citados que o grupo vinha furtando na região. Os materiais estavam escondidos na propriedade de RB, 32 anos que foi preso no local juntamente com o jovem LHF, 21 anos.
As 113 sacas de café e demais materiais apreendidos ficaram a disposição do Delegacia de Polícia Civil de São Gabriel. Já os detidos foram encaminhados ao DPJ de Barra de São Francisco.
O grupo já vinha sendo monitorado pelos Agentes do Serviço de Inteligência do 2º BPM, por envolvimento em furtos de café na região.
Dois suspeitos conseguiram fugir, mas já foram identificados e poderão ser presos a qualquer momento.
Segundo a PM, somente na propriedade da vítima em Águia Branca, os ladrões já tinham furtaram 85 sacas de café, além de outros materiais agrícolas.