A 23ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe (influenza) teve início nesta segunda-feira (12). Na edição deste ano, a imunização acontece no mesmo período de outra vacina importante, que é a vacina contra a Covid-19.
Por conta dessa coincidência de calendários, algumas dúvidas surgem, como “quem tomou a vacina contra a Covid-19, pode também se vacinar contra a gripe?” e “quanto tempo depois de ser imunizado contra o coronavírus eu posso receber a vacina da gripe?.
A reportagem reuniu as principais dúvidas sobre a campanha que irá acontecer em paralelo a vacinação contra covid-19 e procurou especialistas para respondê-las.
Confira abaixo e tire suas dúvidas
- Quem deve tomar a vacina contra gripe influenza?
De acordo com o Ministério da Saúde a vacina é administrada anualmente e indicada duas doses para crianças de seis meses a dois anos. Crianças de três a oito anos, também tomam duas doses, e crianças a partir de nove anos e adultos uma única dose.
- Para que serve essa vacina de gripe?
Ela é indicada para proteger contra o vírus da Influenza e contra as complicações da doença, principalmente as pneumonias bacterianas, segundo o Ministério da Saúde.
- Como será a campanha de vacinação este ano?
Dividida em três etapas, a primeira começou hoje (12) de abril e vai até o dia 10 de maio. E inicialmente, apenas as crianças com idade entre 6 meses e 6 anos; gestantes e mulheres no período até 45 dias após o parto, povos indígenas e trabalhadores da área saúde.
Dividida em três etapas, a primeira começou hoje (12) de abril e vai até o dia 10 de maio. E inicialmente, apenas as crianças com idade entre 6 meses e 6 anos; gestantes e mulheres no período até 45 dias após o parto, povos indígenas e trabalhadores da área saúde.
A terceira e última fase vai acontecer, entre 9 de junho e 9 de julho, e atenderá aos integrantes das Forças Armadas, de segurança e de salvamento; pessoas com comorbidades, condições clínicas especiais ou com deficiência permanente; caminhoneiros; trabalhadores de transporte coletivo rodoviário; trabalhadores portuários; funcionários do sistema de privação de liberdade; população privada de liberdade; e adolescentes em medidas socioeducativas.
4 – Posso tomar as duas vacinas juntas?
Não. Considerando a ausência de estudos sobre a coadministração das vacinas, o Ministério da Saúde não recomenda a aplicação das duas doses simultaneamente.
A infectologista Ana Paula Burian explica que como a vacina contra a Covid é nova, é recomendável esperar 14 dias para tomar qualquer vacina, após ter tomado a vacina contra Covid, para não ter interferência de resposta.
5 – Qual das vacinas deve ser priorizada?
Especialistas afirmam que os dois imunizantes são essenciais. Caso a pessoa faça parte do grupo prioritário das duas campanhas, o doutor em Imunologia Daniel Gomes explicou que a vacina da Covid deve ser priorizada, em detrimento da vacina de gripe. O idoso, por exemplo, que tiver que escolher uma vacina ou outra, deve escolher a vacina da Covid.
6 – Por que esperar 14 dias entre uma vacina e outra?
O doutor em Imunologia Daniel Gomes explica que o sistema imunológico demora esse tempo para poder formar todas as respostas protetoras dos antígenos vacinais. Para que não haja interferência de uma vacina com a outra, é necessário esperar esse tempo para tomar outra vacina.
7 – A Coronavac tem intervalo de 28 dias para a segunda dose. Posso tomar a vacina da gripe durante esse intervalo?
Segundo os especialistas, respeitando o tempo de 14 dias, não haveria problema em tomar a vacina da gripe. Já o doutor em Imunologia, Daniel Gomes recomenda tomar as duas doses da Coronavac para depois tomar a da gripe, evitando assim que não haja tempo hábil entre uma e outra.
No caso da vacina da AstraZeneca a ordem de vacinação muda, pois o prazo entre a primeira e a segunda dose é de três meses.
8 – Acabei de ter Covid e sou do grupo prioritário da vacinação contra a gripe. Posso tomar a vacina ou tenho de aguardar?
A pessoa deve aguardar pelo menos 15 dias para ser vacinada, segundo o doutor em imunologia Daniel Gomes. – O conteúdo do Tribuna Online é protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral.
9 – Por que é importante me vacinar contra a gripe e Covid?
Tem estudo, feito ano passado, nos Estados Unidos, que provou, segundo a infectologista Ana Paula Burian, que a coinfecção Covid e influenza evoluem de forma mais grave.
Ela lembra ainda que a vacina da gripe não é para proteger de resfriados, mas de doenças por influenza, que é a síndrome respiratória aguda grave.
O ministério da Saúde afirma que a ação de imunização contra a gripe é extremamente importante para a proteção dos grupos mais vulneráveis às complicações e óbitos decorrentes da doença.
O doutor em Imunologia Daniel Gomes destaca ainda que com a proximidade do inverno, há um aumento da incidência de doenças respiratórias. Tanto a Covid como a gripe acometem o trato respiratório. Daniel ressalta ainda o colapso na rede de assistência, sendo, portanto, importante as duas vacinas.
10 – Por que é tão importante que as grávidas tomem a vacina da gripe?
Neste momento, as grávidas ainda não estão tomando a vacina contra a Covid. A coordenadora do Programa Estadual de Imunizações e Doenças Imunopreveníveis, Danielle Grillo explica que quem protege a criança de 0 a 6 meses contra a gripe é a mãe, por meio da passagem de anticorpos pela placenta, durante a gestação, ou pelo aleitamento materno.
Fonte – Ministério da Saúde, Sesa.