
Richarlison de Andrade nasceu em Nova Venécia no dia 10 de maio de 1997, mas passou toda a infância em Vila Pavão, mais precisamente no distrito de Todos os Santos, interior do município. O craque não nega suas raízes, pelo contrário se orgulha delas. Sempre que pode vem à cidade visitar amigos. Na ocasião da sua última visita foi conhecer o projeto Campeões do Futuro, desenvolvido no município, dando um show de simpatia e humildade. Também autografou uma bola que foi que foi leiloada pela Sociedade Pestalozzi para angariar recursos. Seu pai Antônio Carlos Andrade, conhecido na região por Caçola, ainda joga futebol. Em março passado disputou as finais do campeonato municipal por uma equipe de veteranos da cidade.

Categorias de base
Começou nas categorias de base do Real Noroeste em 2013 e lá permaneceu até o ano seguinte, quando foi contratado pelo América-MG, subindo ao profissional em 2015.
América Mineiro
Em 4 de julho de 2015, marcou seu primeiro gol como profissional na vitória por 3–1 diante do Mogi Mirim, partida válida pela série B do Brasileirão.
Fluminense
Marcou seu primeiro gol em clássicos contra o Flamengo, na vitória fora de casa por 2–1 pelo Brasileirão 2016.
Contra o Botafogo marcou 2 gols e comandou a vitória de virada do Flu sobre o alvinegro por 2–3 no Engenhão. Partida válida pelo Campeonato Carioca 2017. Richarlison terminou sua passagem pelo Fluminense com 67 partidas, 19 gols marcados e dois títulos conquistados.
Watford
Em 31 de julho de 2017, o Fluminense confirmou a venda do atacante ao Watford da Inglaterra por 12,5 milhões de euros (cerca de 46 milhões de reais).[2] Em 8 de agosto de 2017, o Watford confirmou que Richarlison havia assinado um contrato de cinco anos, após um pedido de licença de trabalho bem-sucedido.[3] Richarlison estreou pela equipe em 12 de agosto de 2017, entrando no segundo tempo e participando da jogada que levou ao empate por 3–3 contra o Liverpool, em Vicarage Road, pela primeira rodada da Premier League.[4] Em 19 de agosto de 2017, jogando sua primeira partida como titular, Richarlison marcou seu primeiro gol pela nova equipe, abrindo o placar na vitória por 2–0 contra o Bournemouth, no estádio Dean Court, pela segunda rodada da Premier League.[5] Em 23 de setembro, marcou o gol da vitória por 2–1 do Watford sobre o Swansea aos 45 do segundo tempo, no Liberty Stadium, seu segundo gol na Premier League, resultado que representou a primeira sequência de três vitórias fora de casa na história da equipe na Premier League.[6] Na rodada seguinte, em 30 de setembro, Richarlison deu assistência para o primeiro e marcou nos acréscimos da etapa final o segundo no empate por 2–2 contra o West Bromwich, no estádio The Hawthorns.[7]
Everton
Em 24 de julho de 2018, assinou por cinco temporadas com o Everton por 45 milhões de libras, se tornando a contratação mais cara da história do clube ao lado do islandês Gylfi Sigurdsson.[8] Em 11 de agosto de 2018, Richarlison marcou dois gols em sua estreia contra o Wolverhampton em partida válida pela 1ª rodada da Premier League terminada em 2–2.[9] Na jornada seguinte, marcou o segundo gol na vitória por 2–1, desta vez sobre o Southampton.[10]
Seleção Brasileira

Em 27 de agosto de 2018, com a lesão de Pedro, Richarlison acabou sendo chamado para a disputa dos amistosos com o Brsil
Em 11 de Setembro de 2018, fez o seu segundo amistoso pela Seleção Brasileira, marcando dois gols contra a Seleção Salvadorenha, na vitória brasileira por 5 –0, tendo estreado no jogo anterior, na vitória brasileira sobre a seleção Norte-Americana.
Grandes clubes de olho nele
Se Griezmann parece um sonho difícil para o Barcelona, um brasileiro pinta como o próximo alvo dos catalães: Richarlison. O atacante do Everton interessa ao clube espanhol, que enviou representantes para assisti-lo em partidas do Campeonato Inglês.
O francês do Atlético de Madrid ainda é desejo do clube, mas as altas cifras e um possível problema de encaixe com Messi frearam as intenções dos catalães. A ideia é contar com alguém mais versátil. Luka Jovic – reforço do rival Real Madrid – e o uruguaio Maxi Gómez, do Celta de Vigo, foram cogitados, mas o brasileiro agradou tanto que virou o primeiro da lista.
Com um estilo de força que lembra em alguns pontos Luis Suárez, Richarlison anotou gols nos dois jogos do Everton em que representantes do Barcelona foram vê-lo contra Chelsea e Manchester United. Ele é considerado um bom encaixe com todo o ataque catalão
As performances do brasileiro na Premier League impressionaram os catalães. Além dos emissários, sondagens foram feitas tanto ao clube como ao estafe do jogador. Além disso, como de costume, representantes do Barça assistiram ao atacante de perto em jogos da seleção brasileira, contra Camarões, Panamá e República Tcheca.
O Jogo Extra apurou que Richarlison, claro, vê com bons olhos uma ida para o Barcelona, ao passo que aguarda o desenrolar das negociações e se mantém focado no Everton.
Ainda não há proposta oficial. Os ingleses gastaram 45 milhões de libras para ter o brasileiro, e estima-se que peçam o dobro para vendê-lo. O Barcelona, nas sondagens, acenou com 65 milhões de libras (R$ 335 milhões de reais), valor mais baixo do que gastaria com as outras opções.