
Vila Notícias – O município de Vila Pavão realizou no último fim de semana (15 e 16/07), a XI edição do Seminário Estadual de Saúde Natural Preventiva.
O evento reuniu na Igrejona representantes de 17 municípios do Estado do Espírito Santo e 03 de Estados vizinhos.
Direcionado a profissionais comprometidos com a Medicina Natural Preventiva e outras pessoas interessadas em conhecer ou expandir conhecimentos, acerca dessa herança cultural dos nossos antepassados, contou com a participação de quase 100 pessoas, além de Padres e Pastores da IECLB.
A Medicina Alternativa está integrada ao sistema sanitário principal. É um conjunto amplo de práticas de atenção de saúde que fazem parte da tradição do país. Inclui práticas de acupuntura e vários outros tipos de terapias que servem como um complemento à medicina convencional.
O seminário vem sendo realizado no município há 11 anos consecutivos. Na avaliação da terapeuta holística, coordenadora da ACESA-ES, Genilza de Fátima Matiello, o evento correspondeu às expectativas. Uma novidade incluída nas últimas edições que vem tendo boa aceitação, segundo Genilza, são as palestras realizadas à noite, abertas à toda a comunidade.
“A interação das pessoas foi muito boa, pois, nesse seminário só participa que tem interesse em sempre aprender mais. Há uma busca e trocas de conhecimentos muito interessantes. Os Oficineiros e palestrantes são profissionais que trabalham em prol do ser humano, contemplando e valorizando a qualidade de vida das pessoas”, avaliou a terapeuta.
Durante os dois de evento foram ministradas para os participantes, diversas oficinas: Empoderamento da Mulher, Massagem, Chi Kung Terapêutico, Relaxamento (toque e hamonia), Terapia Comunitária, Massagem Do-In, Movimento Terapêutico, Homeopatia na Saúde Humana, Florais, Plantas Medicinais, Reflexologia, Homeopatia na Agricultura, e ainda, visita à Horta Municipal e várias outras atividades.
Coordenado pela Secretaria Municipal de Saúde, através do Departamento da Saúde Natural Preventiva, em parceria com a Acesa (Associação Central de Saúde Alternativa do ES) e o Departamento de Fitotecnia da Universidade Federal de Viçosa, este ano, veio com o tema: “Cuidado Humano.” .