
O projeto da aluna do 9º ano da EMEF Esther da Costa Santos Cléo Bernardina Seidel Vignati sobre um jardim flutuante no Córrego Bela Aurora conquistou o 1º lugar no estado no Projeto Vamos Cuidar do Brasil (Cuidando das Águas). Outros dois projetos de alunos do CMEA Agostinho Batista Veloso e CEIER também foram selecionados. Em todo o estado do Espírito Santo foram selecionados apenas 44 projetos.
Por ter conquistado o 1º lugar no estado, a estudante Cléo Bernardina Seidel Vignati será a representante capixaba na etapa nacional da V Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente que será realizada no período de 15 a 19 de junho na cidade de São Paulo.
O resultado classificatório do projeto foi anunciado ontem no município de Viana. Nesta quarta-feira (13), a aluna Cléo Bernadina embarca para São Paulo, acompanhada pela professora Clécia Buge para representar o Espirito Santo na Conferência.
A conferência
A V Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente tem como objetivo fortalecer a educação ambiental nos sistemas de ensino, propiciando atitude responsável e comprometida da comunidade escolar com as questões socioambientais locais e globais com ênfase na participação social e nos processos de melhoria da relação ensino-aprendizagem, em uma visão de educação para a diversidade, inclusiva e integral.
A conferência é o encontro nacional das delegações estaduais para realização oficinas, atividades culturais e diálogos sobre o tema “Água”, a partir dos projetos de ação selecionados nas etapas Estaduais e Distrital.
Serão aproximadamente 460 delegados e delegadas, entre 11 e 14 anos, de todo o país, que já debateram o tema em suas escolas, nas Conferências Municipais e ou Regionais e nas Conferências Estaduais. Na Conferência Nacional, esses jovens irão aprofundar a temática, socializar os projetos e participar de oficinas.