Vila Notícias
Texto e fotos de Vander Vigne e Eliana do Nascimento
Aconteceu durante o dia e a noite de ontem ,(23/11) a 1ª Mostra Regional de Conhecimento, Cultura, Tecnologia, e Ciências da escolas estaduais de Barra de São Francisco.
O projeto foi realizado em Parceria com A SEDU, SRE de Barra de São Francisco, Polícia Civil e Militar, Prefeituras, Igrejas, Conselho Tutelar, Escolas e Famílias, comércio local, entre outros colaboradores.
O Projeto “Construindo a Identidade”, foi lançado no início do ano letivo de 2014, com o objetivo de contribuir na construção da identidade dos educandos, a partir das relações sócios – históricas e culturais de forma autônoma, consciente e contextualizada, além de possibilitar o requerimento e a emissão de carteira de identidade para todos os alunos.
Esse tema foi escolhido pelo fato de muitos alunos não possuírem documentos para realização de provas, como por exemplo o ENEM, e também a urgência de se trabalhar a personalidade dos jovens para que não caiam no mundo das drogas ou da exploração sexual.
A abertura do evento foi ocorreu por volta das 13 horas, com a apresentação solene da Banda Marcial da Polícia Militar do ES. Toda programação aconteceu na praça da cidade e a Avenida Atílio Vivácqua ficou repleta de tendas de produções realizadas pelos alunos e professores durante o ano nas escolas da SRE local.
As animações culturais também foi um atrativo durante toda a programação. Muitas apresentações, musicais, além de danças, recital de poemas, coreografias, orquestras, capoeira, culto de Ações de Graças , entre outras.
Pessoas ilustres como o secretário de Educação do Estado, Klinger Marcos Barbosa Alves e o Superintendente Paulo Cézar Galdino Ávila marcaram presença, durante toda a programação. Inclusive o Secretário Estadual de educação fez questão de levar um garrafinha de lembrança da exposição da escola Ascendina Feitosa, ( Vila Paulista).
O evento encerrou – se por volta das 22 horas com uma lindíssima apresentação da orquestra de violão.
Várias temáticas foram levadas para a exposição, principalmente a da cultura afro, devido ao dia Nacional da Consciência Negra, (20/11).
As escolas mostraram o que há de melhor no dia a dia das salas de aula , nas nidades escolares da Regional Noroeste.
[epa-album id=”15753″ show_title=”false” display=”excerpt”]