
Com o objetivo de capacitar, incentivar e agregar renda às famílias de agricultores familiares, a Prefeitura de Vila Pavão, por meio da secretaria de Agricultura e Meio Ambiente está oferendo para um grupo de produtores rurais do município, curso de capacitação em apicultura.
A criação de abelhas e a comercialização de seus produtos (mel, cera e geleia real), tem se tornado uma fonte de renda lucrativa devido às inúmeras aplicações que podem ser feitas com o mel. Além disso, a atividade apresenta baixo investimento de implantação, custo e rápido retorno financeiro.
O treinamento com 24 horas de aulas começou na terça-feira (07), prossegue até a próxima quinta-feira (09), no auditório do Pronaf no horário das 08h às 17h. De acordo com o instrutor do SENAR-ES, o apicultor e biólogo João Maurício da Escossia Martins, o curso vai influenciar diretamente na qualidade e quantidade de mel produzindo no município.
“O mel, reconhecidamente um alimento nutritivo e com propriedades curativas, vem registrando crescimento expressivo de consumo. Nesse contexto, temos que aproveitar esse bom momento que a atividade atravessa, mesmo porque , a apicultura tornou-se importante para a diversificação da atividade econômica da região que sofre com a estiagem. Nesta capacitação vamos passar para os produtores conhecimentos sobre a anatomia, fisiologia e outros aspectos da abelha que deseja criar; os produtos que elas podem oferecer, não somente o mel mas, o própolis, geleia real, ressaltando que a principal função da abelha na natureza não é produzir mel, mas sim fazer a polinização das plantas, assunto pouco abordado quando se fala de abelhas”, explicou o instrutor.
Segundo o técnico agrícola da secretaria municipal de Agricultura do município, Welber Alberti, em Vila Pavão não existe pessoas que vivem exclusivamente da produção de mel. A atividade sempre foi praticada pelos agricultores familiares de forma rudimentar e desorganizada. “O nosso objeto é organizar um grupo de produtores de mel no município e ampliar a atividade, oferecendo suporte necessário para que a apicultura seja de fato uma alternativa de agregação de renda para os agricultores do município”, afirmou.
O curso é destinado aos agricultores que já têm um pouco de experiência no manejo de abelhas. É composto de uma parte teórica e outra parte prática, onde os produtores irão aprender técnicas de cuidados com o manejo de abelhas; a montar as caixas de abelhas; colocar arames; cera violada e a captura das abelhas na natureza.
O secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente José Henrique Martins salienta que a Administração Municipal está empenhada em oferecer capacitação em várias atividades no meio rural. Este ano já foi ofertado aos produtores, curso de tratorista, piscicultura, apicultura (em andamento). Até o fim do ano deverá ser ofertado mais um curso de operador de máquinas. O critério para a escolha dos participantes passa pelas associações de produtores que indica os participantes de acordo com as necessidades da região. Para o ano de 2018 está previsto a realização de 12 cursos de capacitação voltados à agricultura familiar.
A capacitação foi viabilizada aos agricultores através da parceria SENAR/ES – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, Prefeitura de Vila Pavão e Sindicato Rural de Nova Venécia.
Clique aqui e curta nossa página no Facebook.