A Prefeitura de Vila Pavão, por meio da Secretaria de Assistência Social, realiza nesta quarta-feira (21), a partir das 18 horas, na Praça do Colono, mobilização de conscientização sobre a violência contra a pessoa idosa.
O objetivo da ação é educar a população sobre os diferentes tipos de violência que os idosos podem enfrentar, incluindo abuso físico, psicológico, financeiro e negligência, além de promover a importância do respeito e cuidado com os idosos.
A programação será composta por palestras, dinâmicas de grupo, apresentação cultural com Grupo Reviver, danças, e a participação do Grupo da Terceira Idade que convida toda a sociedade pavoense a participar do evento.
15 de Junho é o Dia Mundial da Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa. A data foi oficialmente reconhecida pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 2011, após solicitação da Rede Internacional de Prevenção ao Abuso de Idosos que estabeleceu a comemoração em junho de 2006.
A violência contra o idoso pode ser definida como “um ato único, repetido ou a falta de ação apropriada, ocorrendo em qualquer relacionamento em que exista uma expectativa de confiança que cause danos ou sofrimento a uma pessoa idosa”. É uma questão social global que afeta a saúde e os direitos humanos de milhões de idosos em todo o mundo e que merece a atenção da comunidade pavoense.
Ainda hoje, o abuso de idosos continua sendo um tabu, subestimado e ignorado pelas sociedades mundialmente. No entanto, há evidências que indicam que o abuso de idosos é um sério problema de saúde pública e social.
Idosos com aspecto descuidado, que apresentem marcas no corpo mal explicadas ou sinais de quedas frequentes e que tenham familiares ou cuidadores indiferentes a eles, podem estar sendo vítimas de violência.
Onde procurar orientação ou denunciar
Unidades municipais de saúde;
Delegacias;
Disque 100 (Direitos Humanos);
190: Policia Militar (para situações de risco eminente).