Prefeitura de Vila Pavão viabiliza milho mais barato para produtores rurais

Município aguarda aprovação e emissão dos boletos pela Conab para agilizar a distribuição do produtos aos produres

Para ter direito ao milho da Conab, todos os produtores precisam renovar os cadastros

Para ter direito ao milho da Conab, todos os produtores precisam renovar os cadastros

A Secretaria de Agricultura de Vila Pavão, está viabilizando aquisição de milho diretamente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) para os produtores rurais do município.

Com a medida, o produtor ganha, já que o preço do produto cai consideravelmente em relação ao valor de mercado.

Para contar com o benefício, o produtor deve fazer o cadastramento junto à Secretaria. São necessários os seguintes documentos: cópia de RG/CPF, inscrição estadual, extrato do plantel de todos os animais declarados, CAR (Cadastro Ambiental Rural) e DAP (Declaração de Aptidão ao Pronaf). Quem não tiver o DAP, trazer cópia do ITR ou do último CCIR.

Atualmente, a saca do milho de 60 kg está saindo R$ 33,88, lembrando que o valor pode sofrer alteração a cada quinzena.

Para ter direito ao milho da Conab, todos os produtores precisam renovar os cadastros.  Nesse particular, o secretário municipal de Agricultura José Henrique Martins lembra que após a realização do novo cadastro não haverá mais nenhuma burocracia na aquisição, basta o produtor fazer o pedido, pagar o boleto e aguardar a chegada do produto.

Segundo ele, o  programa trás benefícios para os produtores rurais, vez que ajuda a garantir a alimentação dos animais que necessitam de complemento na sua alimentação diária. Até o momento mais 160 produtores se inscreveram. José Henrique ressalta que a secretaria de Agricultura, juntamente com o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural (CMDR) determinou que cada produtor terá direito a no máximo 10 sacas de milho. Isso para evitar práticas indevidas, como a comercialização a terceiros, o que pode até acarretar o cancelamento do programa.

A iniciativa visa viabilizar o acesso dos criadores de pequeno porte, por meio da venda direta dos estoques públicos, e tem como público alvo os pequenos criadores de aves, suínos, bovinos, caprinos, entre outros.

A Secretaria de Agricultura do município auxilia o produtor no cadastramento, no pedido do boleto e ainda viabiliza o transporte do milho armazenado em Colatina. José Henrique explica que a secretaria de Agricultura está aguardando a aprovação dos cadastros e emissão dos boletos pela Conab para programar a retirada do produto e fazer a distribuição aos produtores no pátio da Secretaria.