Vila Pavão oferece curso de tratorista para jovens e produtores do meio rural

A capacitação foi viabilizada através da parceria SENAR/ES – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural e Prefeitura Municipal

 

Curso está sendo realizado no auditório da secretaria municipal de Agricultura e Meio Ambiente

Curso está sendo realizado no auditório da secretaria municipal de Agricultura e Meio Ambiente

A Prefeitura de Vila Pavão, por meio da secretaria municipal de Agricultura e Meio Ambiente  promove nesta semana, no período de 20 a 24/11, curso de Tratorista Agrícola para 16 jovens e agricultores do município.

A capacitação foi viabilizada através da parceria SENAR/ES – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural e Prefeitura de Vila Pavão.

O treinamento totalmente gratuito está sendo realizado no auditório da secretaria municipal de Agricultura  com o objetivo de formar operadores de tratores agrícolas para desempenhar as atividades da melhor maneira possível, com qualidade e sem gerar prejuízos ao maquinário.

No decorrer do curso teórico e prático,  os alunos receberão informações sobre os componentes básicos dos tratores agrícolas; tipos e qualificações dos lubrificantes; alimentação de ar e combustível; sistema de transmissão; hidráulico e direção, dentre outros temas que abordam os cuidados necessários quanto à manutenção,  conservação da máquina agrícola e segurança no trabalho.

Para o secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente José Henrique Martins a capacitação contribui para valorizar a agricultura, a base econômica do município, além de valorizar os jovens, incentivando-o  a permanecer no meio rural.”Outro lado positivo é que a  qualificação irá formar profissionais para suprir as demandas das associações de produtores. Além disso, o certificado do Senar, poderá ser um diferencial se o cursando resolver participar de processos seletivos para a profissão dentro e fora do município”, enfatizou o secretário.

Segundo o secretário, este ano já foi ofertado aos produtores, curso de tratorista, piscicultura, apicultura  e novamente tratorista, posto que a demanda para esta capacitação é grande no município.  O critério para a escolha dos participantes passa pelas associações de produtores que indica os participantes de acordo com as necessidades da região.

Para o ano de 2018 está previsto a realização de 12 cursos de capacitação voltados à agricultura familiar.

Clique aqui e curta nossa página no Facebook.