O dia 18 de maio, foi instituído Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, a data foi escolhida em alusão ao “Caso Araceli”, ocorrido em 1973, no qual uma criança de oito anos de idade, chamada Araceli Cabrera Sanches foi sequestrada, drogada, espancada, estuprada e morta. Na época, foram identificados três autores, dois deles, membros de uma tradicional família capixaba, apesar de denunciados, o processo foi anulado e encerrado sem punição.
VIOLÊNCIA SEXUAL CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES
A violência, de qualquer tipo, contra a criança e adolescentes decorre da relação de poder na qual estão presentes e se confrontam atores/forças com pesos/poderes desiguais e pode ser praticada mediante negligência, violência física, psicológica e sexual, envolvendo causas sociais, culturais, ambientais, econômicas e políticas, aliadas a pouca visibilidade e a impunidade.
Em Vila Pavão, a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Assistência Social, dentro da programação do Maio Amarelo, implementau uma série de palestras nas escolas, para discutir o tema com os estudantes. Para este sábado (20), a partir das 8h, está prevista uma ação com abordagem e panfletagem no centro da cidade com o objetivo de ajudar na conscientização.