
A movimentação em torno da realização da 21ª Pomitafro já começou em Vila Pavão. Nos últimos dias o secretário municipal de Cultura e Turismo Gil Leandro Breger Lauvers Paz promoveu reuniões com os setores organizados do município para discutir a realização do evento.
Num primeiro momento, o secretário de Cultura se reuniu com os vereadores do município. “Foi uma reunião de planejamento onde foi colocada a importância do apoio do nosso legislativo na realização desse grande evento cultural. A discussão foi voltada para relevância da Pomitafro para a cultura da região. A reunião foi muito produtiva e tive a impressão que o movimento Pomitafro terá o apoio integral da Câmara Municipal“, ponderou o secretário.
Em outro momento, a reunião foi direcionada à sociedade civil organizada, ou seja, aos representantes das entidades culturais e grupos folclóricos que representam também a coordenação da festa.
No último encontro os participantes avaliaram a 20ª Pomitafro; realizaram a pré-divisão de equipes de trabalho e começaram a planejar a 21º Pomitafro que ficou programada para os dias 31 de agosto, 1º e 02 de setembro.
O secretário lembra que a Pomitafro é realizada por voluntários, cabendo ao Poder Público apoiar e arcar com a parte estrutural do evento. “A festa vai ter a mesma proporção do ano passado, porém, com algumas melhorias. O caráter cultural será mantido. A intensão é realizar uma festa mais organizada e melhor. Tudo está sendo planejado com muito carinho para realizarmos da melhor forma, esse que é o maior evento etnocultural da região sudeste”, disse.
Programação
A Pomitafro continuará a ser trabalhada em sala de aula pelas escolas do município. Além disso, a proposta é que o evento seja também trabalhado na rua pelo comércio um mês antes do evento acontecer. As grandes atrações como eleição das rainhas; o 2º Percurso Pomitafro; festival de danças folclóricas; atrações musicais culturais tradicionais; as barracas típicas cada uma sua culinária particular, entras outras serão mantidas.
Novidades
Segundo os organizadores, uma das novidades é que na semana anterior à festa será realizado no estádio municipal “ O Campeonato das Etnias”, uma disputa entre equipes de futebol com representantes das etnias. Outra novidade será a Semana Cultural Pomitafro com palestras e um fórum de cultura promovido pelo IFES em parceria com professores do município e região
Parceiros
Os parceiros sempre foram decisivos quando se trata de Pomitafro. Para este ano está sendo esperada uma grande parceria com a CDL e envolvimento maior do comércio.