Vila Notícias
A Secretaria Municipal de Assistência Social promoveu no dia 07 de agosto, em Vila Pavão, o 1° Fórum Comunitário – Selo UNICEF. O evento, realizado em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente aconteceu no auditório do CRAS no período de 07:30 hs às 12:00 hs e reuniu as principais entidades organizadas do município.
O município de Vila Pavão, está pleiteando o Selo UNICEF – Edição 2013 – 2016. O Selo é uma forma de universalizar os direitos e também melhorar a vida de milhões de crianças e adolescentes, fortalecendo a gestão municipal e reduzindo as desigualdades sociais no país e dentro dos próprios municípios.
Veja abaixo, a galeria de fotos
Ana Rosa Marin Silva, Secretária Municipal de Assistência Social enfatizou a grande importância de se conquistar o Selo UNICEF. “Com o Selo UNICEF, pode-se desenvolver ações de comunicação, também mobilizar na sociedade, os direitos da infância e da adolescência, avaliar o desenvolvimento dos mesmos, capacitar agentes que apoiem políticas públicas para as crianças”.
O evento contou com a presença de diversas autoridades, entre elas, Prefeito – Vice-Prefeito e Secretários, Diretores e Coordenadores de nossas escolas. A apresentação cultural do Fórum ficou com o brilho das crianças do SCFV/Coordenação e Coreografia de Solange Rocha. As crianças do SCFV foram as responsáveis pela confecção do material usado no Fórum, como painéis e pastas de anotações. Crianças estas de 06 a 15 anos de idade.
O Fórum teve como pontos chaves, os próprios adolescentes que vivem em meio ações sociais como, por exemplo, crianças e adolescentes que fazem parte do SCFV – Serviço de Convivência Fortalecimento de Vínculos/CRAS, crianças e adolescentes do Nuca – Núcleo de Cidadania dos Adolescentes, recém formado no município, que surge com a proposta de incentivar os adolescentes a participarem das questões sociais que se encontram no município tornando-os cidadãos mais críticos e participativos.
Vila Pavão cria o Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (NUCA)
Em reunião da Comissão Intersetorial após o Fórum, o resultado deste foi unânime na avaliação dos organizadores que resumidamente se dá: “As expectativas surpreenderam-nos, o entrosamento participativo dos adolescentes deu um show aos nossos olhos. Eles se viram livres para perguntar, falar, expor suas ideias e opiniões, onde os mesmo tiveram como relatores de propostas para o Selo, os próprios adolescentes. Nossos jovens mandam muito bem”.
No decorrer do encontro, foi apresentado pela articuladora do Selo Alexsandra Holz Rossin, a metodologia do Fórum, que propôs apresentar um diagnóstico a partir da realidade das crianças e adolescentes do município.
As Secretarias de Assistência Social, Educação e Saúde foram convidadas e apresentaram o diagnóstico do município nas três esferas, após a discussão do mesmo fizeram-se em seguida seis grupos de trabalho, correspondente a cada eixo a ser discutido e cada um teve a participação de todos os segmentos presentes, as discussões renderam no mínimo três propostas que foram apresentadas por adolescentes designados como relator de cada grupo e estas propostas terão a finalidade de subsidiar a elaboração do Plano Municipal de Ação para Proteção Integral das Crianças e Adolescentes que já está em fase de construção pela comissão intersetorial.
Após a confecção das propostas, estas mesmas foram apresentadas pelos adolescentes a plenária que tiveram participação assídua do início ao fim. O Encerramento do Fórum ficou marcado com uma linda frase: “As crianças quando bem cuidadas, são uma semente de paz e esperança”. (Zilda Arns Neumann).
Clique sobre a foto