A partir da segunda quinzena de outubro próximo, os moradores do centro de Nova Venécia terão que separar o lixo seco do úmido para ser recolhido pelos caminhões da Prefeitura. É o início da implantação da coleta seletiva no município, que depois atingirá todos os bairros da cidade.
A coleta seletiva visa a recuperação do material reciclável, orgânico ou inorgânico para fins de reciclagem. Em Nova Venécia, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente resolveu adotar dois sistemas simultâneos: O primeiro, por meio de ecopontos instalados em Pontos de Entrega Voluntária (PVEs), que estão sendo mapeados, onde o próprio gerador deposita o material no container.
Ou outro é o ‘Porta a Porta’, caso em que o lixo seco e úmido são embalados separadamente e colocados na porta das residências ou do comércio para a coleta diferenciada. O material seco será recolhido às terças, quintas e sextas-feiras, enquanto o lixo úmido, às segundas, quartas e sábados.’
O lixo seco será encaminhado à cooperativas e centros de triagem e reciclagem para a classificação e enfardamento do material reciclável coletado. Já o lixo orgânico, às usinas de compostagem e o rejeito para os aterros sanitários.
Nos próximos dias, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente lançará uma cartilha contendo uma série de informações sobre todo o processo da coleta seletiva. A campanha publicitária também utilizará rádios e jornais. “Queremos a partição ativa e efetiva da população veneciana”, disse o vice-prefeito e Secretário de Meio Ambiente, Theomir Bassetti Filho.
– Com o início da reforma geral e ampliação da Usina de Lixo de Nova Venécia, cuja ordem de serviço foi assinada pelo prefeito Barrigueira na última segunda-feira, o serviço de recolhimento e tratamento do lixo de Nova Venécia será modelo para a região.
“Herdamos um verdadeiro lixão a céu aberto e com muito esforço estamos conseguindo atender todas as exigências legais. Nossa administração tem como principal compromisso ambiental a recuperação do lixão e a implantação da coleta seletiva de forma gradativa em todo o município. Contamos com a colaboração da população nessa empreitada ecológica”, disse o prefeito Barrigueira.
Situação atual – Atualmente o recolhimento de lixo em Nova Venécia é feita de segunda a sábado por quatro caminhões, tipo compactador. O resíduo doméstico coletado é destinado para a célula provisória escavada no aterro sanitário do município. O resíduo de construção civil é destinado para uma área de transbordo licenciada pelo IEMA. Galhos são triturados e troncos mais grossos estocados.