
Vila Notícias – A população do distrito de Praça Rica, no interior pavoense, este ano sentiu mais cedo os efeitos da estiagem na região. No ano passado, os primeiros sinais da escassez de água no vilarejo foram registrados em outubro, e como ocorreu em anos anteriores, o abastecimento foi racionado devido ao baixo nível do Córrego Praça Rica que abastece a localidade.
O problema, segundo os moradores, é agravado pela falta de chuva e o uso indiscriminado dos recursos hídricos pelos produtores rurais da região que desviam a água do córrego para usa-la na irrigação de plantações.
De acordo com o funcionário encarregado de operar a estação de água tratada, Gilmar Antônio da Silva, o baixo volume de água do córrego, o obriga a fechar a capacitação de água bruta durante o período da tarde para que o reservatório encha e o fornecimento possa ser liberado na manhã seguinte. O operador do sistema prevê que, se não chover em breve, em poucos dias o Córrego Praça Rica poderá secar e comprometer por completo o fornecimento de água para população.
Na tarde da última terça-feira, 22, representantes da Defesa Civil e da Secretária Municipal de Obras de Vila Pavão, estiveram no distrito vistoriando os córregos e o local de captação de água.
O secretário de obras, Amilton Dasmaceno, afirma que o problema já era previsto, visto que, neste ano choveu menos ainda que no ano passado. Para ele, uma barragem poderia amenizar a situação por um período, mas não resolveria o problema enquanto a água do córrego estiver sendo utilizada na irrigação de lavouras cafeeiras. Além da construção da barragem, a solução definitiva para o problema, de acordo com ele, passaria pela construção de um poço artesiano, porém, a execução de uma obra dessa natureza demanda análise técnica e licença ambiental do Governo do Estado.
O relatório sobre a situação está sendo fechado para ser encaminhado ao prefeito municipal e demais autoridades.
Reunião
Segundo o vereador Juvenal Médici, na tarde desta quinta-feira, 24, a comunidade se reunirá para discutir a situação do abastecimento de água e propor a criação de uma campanha para incentivar a população a economizar água, bem como, conscientizar os produtores rurais a usar racionalmente os recursos hídricos da região.
O vereador lembrou que a prefeitura passa por graves problemas financeiros, adiantando que vai propor que os produtores rurais locais e quem mais queira, colaborem com a municipalidade no sentido de doar materiais para ajudar na execução das obras de construção da barragem no ponto de captação para armazenar mais água.
Outro assunto que segundo o vereador será discutido, é o problema crônico da falta de água nos fins de semana e feriados, ocasionado pela falta de uma pessoa para render o operador do sistema de água tratada que nesses dias encontra-se de folga.