
Mobilizar os setores produtivos, promovendo um espaço de articulação, capacitação e trocas de experiências com o intuito de colher dados em diversos seguimentos, além de traçar um diagnóstico obedecendo as peculiaridades de cada município integrante. Foi esse o principal objetivo do Fórum de Atores de Desenvolvimento Regional da Microrregião 10 – Noroeste, realizado na tarde de ontem (quarta-feira, 13)no Auditório da Igreja Missouri, em Vila Pavão.
Desenvolvimento sustentável é tudo e envolve todos os setores. O assunto foi discutido sob vários ângulos e aspectos na expectativa de tentar construir um campo de ação que se enquadre melhor na microrregião que é composta pelos municípios de Águia Branca, Mantenópolis; Barra de São Francisco; Nova Venécia , Água Doce do Norte; Ecoporanga e Vila Pavão.
O evento foi mediado por Eduardo Ramos, assessor especial da Secretaria de Estado de Desenvolvimento que explica que o fórum de desenvolvimento econômico regional busca a capacitação dos agentes municipais para desenvolver as potencialidades de sua microrregião, da qual, está inserido. “O objetivo maior é fazer com que os municípios se unam para identificar um potencial de investimento, e através desse potencial mapear as ações que vão impulsionar o desenvolvimento”, completa.
Com relação ao município, Eduardo destaca que Vila Pavão tem um viés importante na área de mineração, mas, acabou identificando a agricultura familiar e agroindústria artesanal como potenciais fontes de Desenvolvimento. “Então, hoje o município está se reconhecendo na área da agricultura familiar, turismo de negocio e de aventura”, diz.
Para ele, o que está faltando é uma integração maior entre os municípios que compõem a microrregião e entendimento que esse desenvolvimento não é setorial apenas do seu município e sim da microrregião. Entendo isso, os agentes passarão a promover o desenvolvimento regional. Por isso, a estruturação desses fóruns é muito importante para a fomentação do desenvolvimento de cada um dos municípios que compõem a microrregião.
Na sua avaliação o fórum foi bastante produtivo e mesmo não tendo a presença de representantes dos oito municípios atingiu o seu objetivo. “O importante é que o fórum busca através parcerias desenvolver as potencialidades da microrregião. Não estamos aqui para forçar os municípios a criar polos empresariais. Estamos aqui solicitando que os municípios nos apresente as condições e estrutura que têm para receber investimentos em áreas que ele identifique”, disse ao final.
No entendimento da agente de desenvolvimento municipal Adriana Lúcia de Souza, o desenvolvimento é um fenômeno promovido pelas pessoas, como resultado das ações humanas e não um resultado automático do crescimento econômico, por isso é muito importante reunir os principais atores sociais que são capazes de promovê-lo. E o Fórum de Desenvolvimento tem este objetivo, uma articulação integrada entre os municípios da microrregião 10 e os respectivos colaboradores do desenvolvimento. “Como visto, o destaque da pauta de trabalho foi o mapeamento de oportunidades de cada município para o desenvolvimento, sendo uma meta para novas ações. Agradecemos a participação das pessoas, precisamos da adesão delas para este objetivo comum, assim teremos resultados bons para toda uma sociedade, o que também nos inclui”, acrescentou a agente.
O fórum foi promovido pela Prefeitura Municipal, em parceria com o SEBRAE. As boas vinda aos representantes dos municípios foram dadas pela mestre de cerimônia e chefe de gabinete Ingrid Wutke da Costa. O vice-prefeito José Wilson Vieira representou o prefeito Irineu Wutke que se encontrava em uma reunião na Funasa, em Vitória.
Marcaram presença no evento, os vereadores Gecimar Rodrigue e Vera Lucia Elias; Anderson Oliveira Sabino (Secretário de Cultura e Turismo de Nova Venécia); Bruna Hammer (agente de desenvolvimento NV); Renato Pazito (coordenador de governo NV); Luciano R. Joann (Presidente da CDL); Wasley Cesconetto (presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Nova Venécia e Vila Pavão); Alcinei Helmer (comandante da PMES); Bruno D. Castella (gerente do SICOOB); Rhuan H. Martins (gerente do Banestes); Clovis Gazzoli (presidente da CAF); Edmilson T. da Cunha (superintende do CIM); Rosângela Bueloni (gerente de gestão e licitações); os secretários municipais: Valdecir Berger (Finanças e Orçamento), Gil Leandro (Cultura e Turismo/Administração e Recursos Humanos), Arlete Ramlow (Educação), Alexsandra Holz Rossim (Assistência Social) e Rafael Schulz (Desenvolvimento Econômico); Ailto dos Santos Souza (controlador interno); Andressa Cristina (Nossocrédito), os agentes de desenvolvimento Adriana Lúcia de Souza e Leonardo Z. Grunivald, entre outros.