
Em encontro regional ocorrido no município de Nova Venécia no final do mês de maio para apresentação do Projeto Cisternas, Vila Pavão foi contemplado com 80 cisternas de placas com capacidade de 16 mil litros para captação de água das chuvas.
O programa será executado através da Chamada Publica, pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades); Governo Federal, por meio do Ministério de Desenvolvimento Social (MDA); Prefeitura Municipal; Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), em parceria com a Organização Filhos do Mundo – FEME, no âmbito do Programa Água Para Todos.
No dia 17 de junho aconteceu a primeira reunião no município de Vila Pavão com as presenças de representantes das Secretarias Municipais de Assistência Social, Agricultura e Meio Ambiente; Conselho Municipal de Assistência Social; Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (INCAPER) e Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Nova Venécia e Vila Pavão.
Durante o encontro foi realizado a apresentação e informado a metodologia do projeto; os critérios para seleção dos beneficiários, a saber: constar no CADUNICO – NIS, com renda per capta de até meio salário mínimo. Além disso, deverão ser priorizadas famílias oriundas de Comunidades Tradicionais e de Assentamentos de reforma agrária e inseridas no Plano Brasil sem Miséria.
“Na ocasião foi explanado que a finalidade deste projeto é promover apoio institucional e técnico às famílias de agricultores de vários municípios do estado do Espirito Santo, mediante construção e desenvolvimento de estruturas para captação hídrica e armazenamento sustentável de águas pluviais para consumo humano”, disse a secretária municipal de Assistência Social, Alexsandra Holz Rossin.
Os municípios beneficiados criaram comitês locais. A próxima reunião da comissão para dar continuidade aos trabalhos e agregar mais pessoas como Agentes de Saúde e líderes comunitários às discussões, será realizada no município em breve, informou a secretária.
O Programa Cisternas será implantado em 57 municípios capixadas e prevê a construção de 2808 cisternas.