A concessionária que administra a BR-101 no Espírito Santo, a Eco 101, entregou a Polícia Rodoviária Federal dez radares móveis com tecnologia de ponta para uso de fiscalização e vão ajudar a PRF nas fiscalizações, inclusive nas fiscalizações à noite.
Ainda que no momento da foto o condutor já tenha reduzido a velocidade, o que vale é a velocidade inicialmente identificada pelo aparelho. Na prática, quando a fiscalização for avistada, o radar já terá feito o registro. Os equipamentos fazem fotos e vídeos em alta resolução e podem ser operados manualmente ou por um tripé.
Além disso, são capazes de diferenciar tipos de veículos, como moto, carros e caminhões, adaptando a medição de acordo com a velocidade permitida para cada um deles. Os radares funcionam em qualquer condição climática, inclusive sob chuva.
Os dez radares entregues para a PRF custaram R$ 1 milhão para a concessionária e poderão ser usados, principalmente, nos pontos considerados críticos onde ocorrem mais acidentes na rodovia. As cidades de João Neiva, Ibiraçu, Guarapari e Anchieta são alguns dos pontos críticos traçados pela concessionária e pela PRF.
Os pontos críticos
>> Km 946 (BA) – altura do rio Mucuri – Mucuri – BA
>> Km 7,9 – Pedro Canário
>> Km 18 – Pinheiros
>> Km 200 – João Neiva
>> Km 214 – Ibiraçu
>> Km 218 – Ibiraçu
>> Trecho entre km 220 e km 222 – Ibiraçu
>> Km 327 – Guarapari
>> Km 330 – Guarapari
>> Km 349 – Anchieta
>> Km 366 – Anchieta
>> KM 448 – Mimoso do sul
Fonte: Eco 101