Em uma entrevista coletiva na manhã desta quinta-feira (21), o secretário estadual de saúde, Nésio Fernandes, afirmou que existe a possibilidade que o público com menos de 60 anos receba o reforço da vacina. Essa imunização, no entanto, depende de alguns fatores.
“É possível, ainda no final deste ano, havendo evidências que recomendem, havendo a disponibilidade de doses, no mês de dezembro, iniciarmos a vacinação (reforço) de pessoas com menos de 60 anos. Nós precisamos, no entanto, cumprir as metas de vacinação”, disse.
Nésio reforçou que, caso ocorra a aplicação dessas doses de reforço em todos os menores de 60 anos, ainda não é possível afirmar como ela irá acontecer.
“Se for reconhecida e houver disponibilidade de doses para vacinar o reforço, e for necessário a vacinação de toda a população adulta com menos de 60 anos, nós pretendemos e entendemos que a melhor estratégia é a vacinação por faixas etárias, vacinação por grupo aberto, do que a vacinação por grupos específicos, como por exemplo, o grupo com comorbidades”, afirmou Nésio Fernandes.
No entanto, ainda segundo o secretário, “se a decisão for tomada para que seja iniciada pelo grupo com comorbidades ou outras atividades de risco e, principalmente, pela disponibilidade de vacinas, nós iremos adotar a estratégia que for melhor naquele momento, levando em consideração as recomendações para fins de resultados epidemiológicos e também a disponibilidade de vacinas”, finalizou.
Informações: Folha Vitória.